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Como preparar sua operação do marketplace para a Black Friday?

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Como preparar sua operação do marketplace para a Black Friday?

Como preparar sua operação do marketplace para a Black Friday?

A próxima Black Friday será no dia 23 de novembro. Essa data traz inúmeras possibilidades para aumento de receita dos varejistas que estão no marketplace que, mesmo vendendo os produtos com descontos, conseguem gerar mais resultados por conta do volume de vendas.

PorSinalizeWeb

A próxima Black Friday será no dia 23 de novembro. Essa data traz inúmeras possibilidades para aumento de receita dos varejistas que estão no marketplace que, mesmo vendendo os produtos com descontos, conseguem gerar mais resultados por conta do volume de vendas.

O B2W Marketplace divulgou em seu relatório de resultados de 2017, que na Black Friday daquele ano, o ritmo de vendas foi bem alto, de forma que os parceiros do canal puderam vender em um único dia 20 vezes mais que um dia forte de vendas. Toda essa oportunidade, claro, implica também num aumento do fluxo de informações e logística para garantir o aumento de vendas, sem perda de resultados.
Como muitos clientes estarão comprando com o seller pela primeira vez, a percepção da qualidade pós-venda é o que irá nortear a decisão do consumidor voltar ou não a comprar com você. Só que um processo que para o cliente inicia apenas após o fechamento da venda, para o lojista, é algo que precisa ser planejado e iniciado muito antes.
Considerando isso, para manter sua operação do marketplace ajustada para a próxima Black Friday, é fundamental se atentar aos seguintes fatores:

Estoque

Compre mais produtos, porém estrategicamente. A demanda tende a aumentar bastante durante a Black Friday, com isso, é preciso sim ter um estoque maior do que a média ao longo do ano. Por outro lado, é importante não adquirir itens pouco relevantes para sua loja em quantidades excessivas. Isso irá garantir maior performance de vendas de seus produtos, evitando que você fique com estoque parado.
Uma sugestão é dividir seus produtos entre: Curva A, B e C. Na compra por quantidade, é válido focar nos itens da Curva A, ou seja, uma média de 20% do seu sortimento que contribua com 80% da sua receita. Já os itens da Curva B e C devem ser comprados em quantidades não muito grandes, já que ajudam a diversificar seus produtos, podendo gerar pedidos específicos, mas que contribuem pela menor parte da sua receita (20%).

Logística

Durante a Black Friday, as lojas no marketplace tendem a atrair novos clientes. Esse é um momento de muitas oportunidades imediatas.. Mas, para garantir que o cliente continue comprando com você, é fundamental que ele receba o produto no prazo combinado, em bom estado e, se necessário, tenha um bom atendimento para troca. Por tudo isso, o cuidado com sua logística de entrega irá garantir que você atenda bem e fidelize os clientes.
Uma sugestão é revisar seu atual processo logístico e entender quão preparado você está para o aumento no fluxo de pedidos. Vale lembrar que alguns canais oferecem soluções para os parceiros entregarem os produtos e até mesmo com fulfillment, que além da entrega gerencia toda a armazenagem dos produtos e atendimento pós-venda. Não deixe de ter estes serviços como seus aliados durante a maior data de vendas do ano.
E uma dica: para evitar gargalo com as entregas da Black Friday, despache com antecedência todos os produtos encomendados antes da data. Isso dará um maior fôlego para controle das vendas fechadas nesse período.

Oferta

Uma boa oferta é essencial para engajar seus clientes na Black Friday. Isso envolve 3 fatores: o bom cadastro do produto, um bom combo de preço + frete e divulgação estratégica.
Sobre o cadastro, é importante que ele seja rico em informações, mas siga toda a estrutura mercadológica do canal. Boas informações e fotos ajudam o cliente a identificar o item que procura, mas também contribuem para que o produto seja encontrado nas buscas dentro e fora do site.
Já o combo preço e frete mostra como ambos os valores devem ser planejados dentro de sua estratégia. Um preço atraente com um frete muito caro, pode inviabilizar a compra do item e fazer com que o cliente opte por outra oferta.

Veja um exemplo:

Oferta 1
Preço: R$100,00
Frete: R$ 70,00
Total: R$ 170,00
Oferta 2
Preço: R$130,00 (mais caro que oferta 1)
Frete: R$20,00 (mais barato que oferta 1)
Total: R$150,00
Veja que mesmo com o preço mais baixo, a oferta 1 possui um frete muito alto comparado à oferta 2. Dessa forma, no total para o cliente, compensa mais adquirir o item do segundo lojista. Com isso em vista, basta entender onde você consegue ser mais competitivo e promocionar o valor da entrega conforme a região do cliente.
Por fim, a divulgação estratégica requer que você planeje quais produtos são mais relevantes para seu negócio (o que pode direcionar novamente à Curva A) e que poderiam ser mais destacados para o consumidor. Vale lembrar que muitos marketplaces oferecem a oportunidade de criar mídia patrocinada para itens cadastrados no canal e uma visão disso poderá te ajudar a aumentar a exposição e compra do produto.

Gestão de pedidos

Conforme os pedidos chegarem, é muito importante que você não apenas acompanhe esse dado, mas também tome todos os passos para agilizar a entrega do produto, evitando o acúmulo de informações.
Fique muito atento aos portais dos marketplaces e conte com um integrador para ordenar e centralizar estas informações, se possível. Caso você venda em mais de um canal, ou gerencie a operação de um e-commerce em paralelo à do marketplace, será fundamental manter a visibilidade de todos os canais, recebendo e atualizando todas as informações.
Também tome cuidado para conciliar agilidade e responsabilidade nos processos, atualizando as informações de status do pedido, emitindo a etiqueta de entrega e nota fiscal da compra, embalando bem o item e entregando no posto de coleta de sua solução logística. São detalhes do dia a dia que certamente não passam despercebidos pelo cliente: ele percebe seu comprometimento pós-venda e fica mais motivado a voltar a comprar com você.
Autor: Mayra Gianoni
Fonte: Ecommerce Brasil

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