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Como se preparar para a Black Friday 2015

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Como se preparar para a Black Friday 2015

Como se preparar para a Black Friday 2015

Como se preparar para a Black Friday 2015 A Black Friday tornou-se uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro. Graças aos descontos, o consumidor se planeja o ano todo e monta estratégias para conquistar o produto desejado com um preço especial e que caiba no seu bolso. Esse fato justifica a importância de… Continuar lendo Como se preparar para a Black Friday 2015

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Como se preparar para a Black Friday 2015

A Black Friday tornou-se uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro. Graças aos descontos, o consumidor se planeja o ano todo e monta estratégias para conquistar o produto desejado com um preço especial e que caiba no seu bolso. Esse fato justifica a importância de um bom planejamento tanto do varejista quanto do fornecedor de solução de e-commerce.

Não se pode deixar para a última hora. Na verdade, o trabalho começa quando acaba a última Black Friday. É hora de apurar os números, levantar os pontos de sucesso e traçar soluções para os pontos que não foram tão bons quanto se esperava!

O ponto mais sensível é a preparação tecnológica para atender os “picos” de acessos. A questão é delicada por conta da rápida inclusão de novos consumidores no processo – e a popularização da data como um bom dia para comprar.

Qual a data limite?

A contratação da plataforma deve ser feita com pelo menos 90 dias de antecedência, mas na verdade os gargalos para lançar uma loja online a tempo de vender na Black Friday não estão na plataforma e sim no processo de implantação e integração do ERP; na homologação dos meios de pagamento e transportadoras; e cadastro de produtos, processos que levam mais tempo do que a implantação da plataforma.

Todos eles levam até 120 dias (quatro meses, se houver um esforço um pouco menos), e, segundo Guilherme Lunardi vale a pena, sim, acelerar ao máximo a implantação para participar da Black Friday 2015, caso seu negócio esteja começando suas operações online.

E a tecnologia?

Todos os players que têm operações envolvidas com a Black Friday com certeza estão se preparando para a Black Friday. Aqui na JET, fizemos uma expansão de 100% da nossa infraestrutura. Isso garante aos nossos clientes uma infraestrutura robusta, redundante e escalável para suportar os grandes volumes de acessos deste evento.

Para garantir o perfeito funcionamento, escalamos uma equipe especializada monitorando, ajustando e orientado os clientes sobre as melhores práticas para obterem sucesso durante a Black Friday. Outro ponto é que o lojista também precisa fazer a lição de casa e montar sua estratégia, definir quais serão os produtos divulgados, a apresentação destes produtos e implementação de páginas estáticas com uso de tecnologia CDN (Content Delivery Network) para que os acessos não consumam recursos desnecessários de infraestrutura e que tudo saia conforme planejado oferecendo uma ótima experiência aos seus clientes.

Não é incomum ver grandes sites com problemas de acessos e com mensagens de erros, isso é muito ruim, causa um trauma para o consumidor e coloca em risco todo o planejamento do lojista. Esse, sem dúvidas, é um dos pontos mais importantes para a JET. Como resolver esse cenário? Bem, imprevistos podem acontecer, mas garantimos uma disponibilidade de infraestrutura escalável, equipe qualificada para atuação rápida em emergências e também fazemos testes de carga para simular grandes volumes de acessos.

No dia “D” a nossa participação é integral e em tempo real da nossa equipe durante as 30 horas do evento – 6 horas que antecedem e durante as 24 horas do dia em si.

Outro ponto importante na preparação do back office são as integrações com ERP e aprovação de pedidos instantaneamente que dependem da estratégia do lojista e do fornecedor destas soluções. Lembre: é mais importante priorizar os recursos do processo de compra e garantir uma boa experiência para o cliente. Essa decisão deve ser sempre tomada em conjunto entre o lojista e seus fornecedores. Convém aproveitar o planejamento e conversar muito para garantir uma ótima experiência (e ofertas tentadoras).

Atendimento é central

Outro ponto importante é planejar e prever o aumento do volume de atendimentos durante a Black Friday. Os consumidores têm dúvidas, dificuldades – que devem ser resolvidos rapidamente para garantir as vendas.

Por exemplo, para apoiar os seus clientes durante a Black Friday, a JET fará o atendimento de suporte em regime de plantão durante todo evento Black Friday, sem custos adicionais.

Para garantir a qualidade do serviço prestado, escolhemos especialistas e fazemos treinamentos – tudo para oferecer um atendimento ágil e eficaz, através do meio que nossos clientes escolherem (telefone, sistema, e-mail).

Durante toda a Black Friday, os atendimentos serão voltados 100% para atender demandas previamente planejadas por nossos clientes, tais como: alteração na página principal (home), alterações de produtos e preços, campanhas promocionais, entre outras.  A maior prioridade da JET será manter o bom desempenho de vendas das mais de 300 lojas ativas.

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Fonte: EcommerceBrasil

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