Criatividade é diferencial no século 21
Criatividade é diferencial no século 21 Pequenas e médias empresas precisam valorizar os recursos humanos, investindo na capacitação e desenvolvimento de novas ideias, agregando valor ao produto ou serviço e obtendo mais lucratividade.“As coisas mudam muito rapidamente. O que você aprendeu ontem, não resolve o problema de hoje. Uma das habilidades que a pessoa precisa… Continuar lendo Criatividade é diferencial no século 21
Criatividade é diferencial no século 21
Pequenas e médias empresas precisam valorizar os recursos humanos, investindo na capacitação e desenvolvimento de novas ideias, agregando valor ao produto ou serviço e obtendo mais lucratividade.
“As coisas mudam muito rapidamente. O que você aprendeu ontem, não resolve o problema de hoje. Uma das habilidades que a pessoa precisa ter é a criatividade para lidar com o novo e transformar isso em inovação. Criatividade sozinha não faz nada, precisa de método para chegar à inovação”, disse a palestrante Martha Gabriel durante a segunda noite do “Sucesso Empresarial” promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB), na terça-feira, 28, no Santa Fé Clube de Campo. Martha Gabriel é escritora, consultora e palestrante na área de marketing digital, inovação e educação.
No currículo, tem cinco livros publicados, dentre eles um Best seller chamado “Marketing na era digital”, além de ser coordenadora e professora de MBA em marketing. Ela ainda é engenheira, pós-graduada em marketing e design, e mestre e PHD em artes. Com todo esse conhecimento, falou por aproximadamente uma hora e quarenta minutos e explicou, através de métodos, como inovar: “as três primeiras etapas é você ter a ideia. Que é observar, ver como as coisas interagem. A partir da ideia, as pessoas precisam patrocinar, e não é pagar, e sim, gastar as horas para desenvolver um protótipo. Com o protótipo, a pessoa passa pelo processo de validação, e não é o que os amigos acham, mas sim, a aprovação do grande público, para que daí sim, o produto chegue ao mercado”, pontuou.
Para ter uma boa ideia, não é nada fácil, porém, livrar-se das amarras, fugir do comodismo, se isentar dos julgamentos precoces contribuem para fluir o pensamento. “Para tirar 10 numa prova, o aluno tem que escrever exatamente igual a resposta da professora, mas o aluno pode escrever a mesma coisa de uma outra forma e também estar certo” disse Martha, explicando que é mais ou menos assim a linha de raciocínio para aqueles que tem a pretensão inovadora e que garantem as boas ideias.
Entretanto, viver num ambiente criativo auxilia para que as ideias inovadoras tenham o sucesso almejado “Esse processo pode ser adaptado na empresa para que seja inovadora, e se não utilizar, a empresa só fica nas ideias e não desenvolve. Isso dá para ser aplicado tanto na vida pessoal, quanto na profissional”, disse ela.