Esqueceu do cadeado dourado?
Esqueceu do cadeado dourado? As vantagens de seu projeto web possuir certificados SSLSabe aqueles “cadeados dourados” que aparecem nos navegadores quando estão acessando um website? Pois é, eles são os certificados SSL (Secure Socket Layer), vitais para proteger comunicações.Desde que foi desenvolvida, essa tecnologia providenciou uma plataforma sólida e estável, que garante a segurança e… Continuar lendo Esqueceu do cadeado dourado?
Esqueceu do cadeado dourado?
As vantagens de seu projeto web possuir certificados SSL
Sabe aqueles “cadeados dourados” que aparecem nos navegadores quando estão acessando um website? Pois é, eles são os certificados SSL (Secure Socket Layer), vitais para proteger comunicações.
Desde que foi desenvolvida, essa tecnologia providenciou uma plataforma sólida e estável, que garante a segurança e confiança de usuários na web, oferecendo autenticidade e integridade. Toda essa segurança permitiu um crescimento muito grande do e-commerce e de outras áreas que lidam com a troca de dados sensíveis na web.
A Netcraft* fez recentemente um levantamento sobre a adoção do certificado SSL, tendo monitorado a evolução deste mercado desde 1996. A pesquisa não fala em números brutos, mas há, agora, mais de mil vezes mais certificados na web do que em 1996. A pesquisa leva em consideração apenas certificados válidos e confiáveis, utilizados em servidores web voltados ao público. O estudo contou cada certificado uma vez, mesmo se usado em vários sites ao mesmo tempo.
O aumento de páginas onde informações pessoais são passadas e dados de cartão de crédito são informados, são umas das principais responsáveis pela, cada vez maior, adoção de certificados SSL. Com toda a garantia de segurança online atribuída ao seu uso, o SSL se torna cada vez mais importante.
Como o uso dos certificados é denunciado por elementos visuais, mesmo os usuários mais elementares da web sentem-se confiantes quando notam que estão em URL’s seguras. Cada vez mais, eles prestam a atenção em detalhes associados ao uso do SSL antes de compartilhar suas valiosas informações.
Existem alguns fatores visuais que atestam o uso do certificado SSL como, por exemplo, o início da URL do site passa de http:// para https://. Outro sinal consiste em um cadeado que aparece fechado, na barra de endereço, enquanto o usuário navega em ambiente seguro. Também na barra de endereços, o nome da marca do e-commerce aparece em verde. Além destes elementos, é possível solicitar um selo a empresa que gera a criptografia, atestando a seguridade de sua página ao cliente.
SSL e TLS: conheça as vantagens
Vale lembrar que o TLS é a evolução do SSL, e ambos são um camada de segurança para conexões de rede.
Veja abaixo alguns tópicos que mostram a importância desses certificados para o seu projeto web.
1) Segurança de informação
– A conexão com criptografia (SSL ou TLS) é requerida pelo consumidor, existem diversos guias de boas práticas para compra online que estimulam os consumidores a verificar se o site é seguro.
– Google valoriza no ranqueando de buscas orgânicas sites que contenham SSL ou TLS.
– Adiciona uma camada de segurança entre o navegador do cliente e o servidor, fazendo que todo conteúdo seja criptografado e transferido de forma segura ponto a ponto. Esta camada reduz a chances de um terceiro interceptar e manipular os dados.
– Criptografia entre cliente e servidor é requisito para certificação de PCI-DSS e outros certificados de segurança que aumentam a credibilidade do site.
2) Melhoria na integração com terceiros
– As novas tecnologias são projetadas para trabalhar em conjunto com os sites HTTPS.
– Muitos terceiros exigem HTTPS para fazer uso de alguns dos seus serviços.
– Alguns aplicativos, dependendo da sua ação, requerem conexão criptografada.
3) Desafios na implementação do HTTPS
– Dependendo da programação do seu site, pode ser trabalhoso modificar todas requisições HTTP para HTTPS. Para ter sucesso na implementação, todas as requisições do site devem usar HTTPS.
Ex: um CSS que faz referências a arquivos de imagem em HTTP.
– Devem ser considerados os arquivos que seu site utilizada de terceiros, como: arquivos de publicidade, imagens, CSS e JavaScript. Muitos navegadores alertam falha de segurança, e alguns bloqueiam a requisição se alguma das requisições da página não estiver em HTTPS.
Fonte: Wide