Marketing Digital: Uma Visão Geral
Em um primeiro momento, o conceito de Marketing Digital pode ser evidente e complexo ao mesmo tempo. Contudo, é necessário se aprimorar nesse assunto, considerando o fato de sua necessidade e importância em tempos tão modernos e tecnológicos em termos de comunicação.
Em um primeiro momento, o conceito de Marketing Digital pode ser evidente e complexo ao mesmo tempo. Contudo, é necessário se aprimorar nesse assunto, considerando o fato de sua necessidade e importância em tempos tão modernos e tecnológicos em termos de comunicação.
Em linhas gerais, Marketing Digital consiste em promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais, sendo essa uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.
Considerado pai do Marketing, Philip Kotler resume o conceito como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”
O marketing digital pode ser considerado uma atualização da afirmação descrita por Kotler, já que as maneiras de fazer com que esse processo social aconteça passam por mudanças constantes. Por isso, atualmente é impossível desassociar o marketing das mídias sociais, que são as principais formas de comunicação da atualidade.
A ideia é utilizar os canais digitais, como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail, entre outros, para que as empresas mantenham um contato, direta e indiretamente, com clientes e potenciais clientes.
As estratégias de Marketing Digital são bastante abertas, podendo ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações e até mesmo igrejas.
Para colocar em prática as estratégias de marketing digital, é necessário ter uma noção relativamente extensa sobre diferentes questões que podem encaminhar, ainda que indiretamente, o trabalho de marketing, tais como fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.
A web proporciona um grande fluxo de comunicação o que favorece estratégias ágeis, como Search Engine Optimization, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
Considerando que ideia geral consiste em fortalecer a marca e realizar melhores vendas, é necessário não apenas fazer uma boa divulgação, como também testar a efetividade das ações propostas, de forma a calcular o retorno sobre cada investimento, definindo assim métricas mais evidentes e simples de medir.
Entre em contato com o time da Sinalizeweb e saiba mais sobre como seu negocio pode se beneficiar muito com marketing digital inteligente.
AbuAmir é tecnólogo em Engenharia Mecânica, bacharel em Matemática com Especialização em Ciências Atuariais, trabalha com search desde 1999. Com mais de 400 projetos atendidos, AbuAmir lidera a área de produtos na SWTecnologia.tech