Negócios para público da melhor idade podem ser um bom empreendimento
Negócios para público da melhor idade podem ser um bom empreendimento Serviços voltados para promoção da saúde, lazer e bem-estar de idosos ganham destaque. O atendimento personalizado é valorizado pelos idosos.O aumento da expectativa de vida do brasileiro é um dos fatores que tornam promissores os negócios voltados para a terceira ou melhor idade. O… Continuar lendo Negócios para público da melhor idade podem ser um bom empreendimento
Negócios para público da melhor idade podem ser um bom empreendimento
Serviços voltados para promoção da saúde, lazer e bem-estar de idosos ganham destaque. O atendimento personalizado é valorizado pelos idosos.
O aumento da expectativa de vida do brasileiro é um dos fatores que tornam promissores os negócios voltados para a terceira ou melhor idade. O sucesso de iniciativas que desejam explorar esse universo de potencialidades depende do conhecimento sobre as necessidades do público.
O perfil das pessoas com idade acima de 60 anos é bem diverso: engloba desde os senhores que jogam xadrez na praça e as senhoras que fazem tricô em casa até aqueles que viajam regularmente, frequentam academias de ginástica, submetem-se a procedimentos estéticos e consomem produtos e serviços altamente especializados.
Isso tem inquietado as empresas e estimulado a capacidade criativa e de adaptação às mudanças, características essenciais ao empreendedor de sucesso.
O perfil do público idoso
Ainda que formem grupo heterogêneo, os brasileiros da melhor idade têm costumes e hábitos semelhantes na hora de consumir: eles são mais ligados às tradições e não gostam de ambientes barulhentos.
Os idosos são atraídos por ofertas de produtos específicos às suas necessidades, além de privilegiarem o atendimento diferencial, independentemente do preço final que esse adicional custará.
Embora ainda exista a ideia de que o idoso é dependente financeiramente, a realidade tem se mostrado diferente: boa parte deles ainda é responsável pelo sustento da família, levando-os a continuar trabalhando depois da aposentadoria, ainda que em horário reduzido.
Nas horas livres, eles buscam exercer atividades que os estimulem a ter mais disposição física e desfrutar de momentos de lazer.
Saúde
Negócios que oferecem produtos ou serviços para promoção da saúde e da qualidade de vida da terceira idade são os que ganham mais força nesse cenário. Os empresários preocupados com a capacitação profissional para lidar com esse público saem na frente da concorrência.
A personalização do atendimento aos idosos exige a oferta de serviços inovadores. Nesse sentido, academias de ginásticas e spas têm a oportunidade de ampliar o público atendido ou criar espaços específicos para direcionar a abertura do negócio.
O foco é criar ambiente que ofereça atividades físicas e de lazer, que propiciem a integração social com acompanhamento em tempo integral.
Também é importante oferecer serviços personalizados na área de reabilitação cognitiva, fisioterapia e reeducação alimentar. É essencial que, além da adaptação da estrutura física, o empreendimento monte equipe interdisciplinar com profissionais especializados e qualificados para lidar com esse público.
Clique aqui e conheça publicação do Sebrae que analisa a Feira Hospitalar 2014, evento de produtos para a saúde da América Latina.
Turismo e lazer
O atendimento personalizado para idosos tem movimentado o setor de turismo. Agências de viagem, em especial, são o tipo de negócio que mais conseguem vantagens. Mas o aspecto econômico não deve ser a única preocupação de quem deseja explorar o potencial do mercado.
As viagens devem incluir passeios a pontos turísticos com acompanhamento. O empresário deve ter conhecimento prévio do destino e analisar se ele atende às necessidades dos idosos. Por exemplo, verificar se há elevadores nos hotéis e se eles estão adaptados. Tudo isso para oferecer segurança aos hóspedes.
Atentar-se para os detalhes é o que criará a confiabilidade necessária ao sucesso do empreendimento.
Iniciativa do governo federal tem fomentado a área de turismo e lazer para os idosos. É o programa Viaja Mais Melhor Idade. Por meio dele, os brasileiros com idade acima de 60 anos, aposentados e pensionistas, obtêm descontos em hotéis, passagens, restaurantes e passeios turísticos em estabelecimentos conveniados, principalmente em baixa temporada. É um meio de oferecer pacotes com preços mais atrativos.
Cuidadores
Para o empresário interessado em prestar serviços para a melhor idade, é importante superar as dificuldades na hora de encontrar mão de obra qualificada, especialmente para contratar profissionais acompanhantes. Investir em pessoal bem treinado é importante e viabiliza os negócios.
O acompanhante de idosos é um profissional diferente do empregado doméstico, ainda que muitas famílias confundam as atividades. O cuidador pode exercer a atividade em períodos específicos (durante a noite ou em atividades corriqueiras como ir ao supermercado) ou em regime de dedicação exclusiva (com acompanhamento em tempo integral).
A atuação desse profissional abrange a residência do idoso ou clínicas e casas de repouso. Ao montar a equipe, o empresário deve buscar, além de capacitação, pessoas com perfil
para o trabalho e que sejam dedicadas, que entendam o idoso como um ser pleno e autônomo.
Para saber como montar uma agência de cuidadores de idosos, clique aqui e confira dicas e informações úteis.
Fonte: Sebrae