O dia a dia do SEO
O dia a dia do SEO Neste ano, muito se fala sobre marketing de conteúdo, e da importância de prezar por uma boa estratégia de SEO, mas nem esse nome tão famoso pelos profissionais das áreas de marketing e tecnologia, escapa da rotina.Dia após dia, quando a estratégia é firme, e os objetivos estão bem… Continuar lendo O dia a dia do SEO
O dia a dia do SEO
Neste ano, muito se fala sobre marketing de conteúdo, e da importância de prezar por uma boa estratégia de SEO, mas nem esse nome tão famoso pelos profissionais das áreas de marketing e tecnologia, escapa da rotina.
Dia após dia, quando a estratégia é firme, e os objetivos estão bem determinados, o SEO começa a tomar mais espaço na lista de prioridades de tarefas. Assim, abaixo é possível entender algumas práticas que não escapam da necessidade de uma rotina bem estabelecida.
Busca Competitiva
Comece pelo começo: procure pelo nome da sua empresa no Google. Óbvio, simples, elementar. Mas qual foi a última vez que você fez isso? Qualquer coisa orgânica muda frequentemente, e a página de resultado de busca não é exceção. Entenda quais são os movimentos da página de resultado de busca da sua empresa no Google, no Yahoo e no Bing. Encontrando conteúdo negativo sobre sua empresa? Conserte isso antes de começar o trabalho pesado e frequente de SEO.
Se for um caso não resolvido no Reclame Aqui, por exemplo, certifique-se de dar atenção a seus clientes e oferecer a melhor solução para seus problemas. Certifique-se também, de que suas redes sociais estão atualizadas – porque muito provavelmente, elas irão aparecer nos resultados de busca, ainda na primeira página.
O Planejador de Palavra-Chave do Google é um ótimo aliado na busca competitiva. Utilize essa ferramenta gratuita para entender os níveis de competitividade pelas palavras que você já usa – e de quebra, descubra palavras que você ainda não usa, e que tem baixa competitividade, perfeitas para começarem a fazer parte de suas listas de palavras estratégicas. A partir disso, você poderá fazer buscas com essas palavras e perceber quais são as empresas que já aparecem como resultado. A sua pode se encaixar aí? Pode se destacar? Vale a pena? Analise. Converse. Teste.
Análise de palavras-chave
Por mais que você já tenha em mente quais são as palavras que podem ativar a página de sua empresa como resultado, e outros links relacionados a ela, não limite-se a esse grupo de palavras, de lógica de pensamento. Muitas vezes, o que pode estar estreitamente ligado à sua empresa, é algo que você ainda não imagina. Então, acione a parte criativa do seu trabalho, e liste algumas buscas e termos (e consequentemente, palavras-chave), que poderiam também ter relação com o seu negócio, mas que não são óbvias – e que podem estar sendo utilizadas pelo público que você está buscando. Por exemplo, cursos de Excel avançado podem ter relação próxima a empresas que oferecem softwares de gerenciamento de empresas (fluxo de caixa, planejamento estratégico, etc.).
Essa fase de análises deve considerar os testes, que seriam o próximo passo de uma análise. No entanto, não espere por relatórios ultra robustos, ou por qualquer coisa para fazer testes. Em se tratando de SEO, esse tipo de teste irá custar apenas o seu tempo, que se for embasado por análises, terá ótima utilidade! A partir desses testes, será possível entender quais são os conteúdos e, principalmente, quais palavras realmente são úteis para o seu negócio.
Veja seu site com um novo olhar
Se não for você mesmo, peça para que algumas pessoas próximas (preferencialmente que não tenham nenhuma relação com o seu trabalho) acessem e naveguem em seu site e no site de seus concorrentes. Em formato de tabela ou mesmo de lista, algumas características podem ser listadas para análises e observações por quem está navegando pelos sites:
– É fácil encontrar informações, como formas de contato, endereço, valores, condições de pagamento, etc? (isso depende do seu tipo de negócio, mas se aplica a qualquer tipo de empresa);
– O site oferece várias maneiras de filtrar os assuntos, encontrar especificamente o que está sendo buscado? Em quanto tempo?
– É possível entender quais são os serviços e/ou produtos oferecidos e promovidos pela empresa após ler somente uma vez os textos que ali estão? (Comece com a página inicial, e surpreenda-se!).
– Como está, atualmente, a estrutura dos assuntos, títulos, subtítulos, descrições…
Essa lista pode aumentar ou diminuir, de acordo com as características que forem consideradas importantes para você, e para os resultados do seu negócio. Mas a dica principal é ter sempre outros dois ou três concorrentes na mesma “competição”. Assim fica mais fácil elencar as características e observações em relação a elas.
Depois de encontrar as falhas em seu site, elenque as prioridades de reparo, e comece já a trabalhar e distribuir as tarefas.
Observação importante! O trabalho em equipe é essencial para que o profissional de SEO consiga enxergar além de suas próprias percepções. Então conte sempre com a ajuda de colegas de trabalho e de profissão para entregar os melhores resultados!
Fonte: Digitalks