Panorama geral de marketing multi-canal
Panorama geral de marketing multi-canalHoje em dia o que mais existem são canais para nos comunicar com nossos clientes, e aqui vai uma visão bem direta sobre quais canais funcionam para seu negócio. Essa semana vi um diagrama feito pelo grande Chris Lake (@lakey), e me senti na obrigação de compartilhá-lo com vocês. O diagrama… Continuar lendo Panorama geral de marketing multi-canal
Panorama geral de marketing multi-canal
Hoje em dia o que mais existem são canais para nos comunicar com nossos clientes, e aqui vai uma visão bem direta sobre quais canais funcionam para seu negócio. Essa semana vi um diagrama feito pelo grande Chris Lake (@lakey), e me senti na obrigação de compartilhá-lo com vocês.
O diagrama de Euler é composto por 4 pilares: Online, Offline, Vendas e Marca (awareness, share of mind, share of heart, basicamente a parte institucional do marketing, onde o objetivo primário não é a venda) e os respectivos canais mais indicados para cada tipo de negócio/objetivo.
Detalhe para quando falamos sobre métricas: no mundo offline/marca a maioria das métricas exigem do analista extrapolar, muito é baseado em pesquisas e amostragens não tão precisas, a arte da probabilidade é necessária. Por outro lado, quando falamos do mercado digital as métricas são muito mais precisas, dependendo do seu tagueamento conseguimos colocar casas decimais nos seus indicadores.
Em relação a dados, o mundo offline não se preocupa tanto em clusterizar o público-alvo, obviamente você não vai fazer uma ação no programa da Fátima Bernardes para vender pneus e chave de roda, mas o que quero dizer é que quando lidamos com o mundo digital, trabalhamos com indicadores muito mais dirigidos por resultado, somos cobrados por CTR, CPA, CPI, entre outros.
Destaque para o ‘MOBILE’: esse é o canal que conecta tudo, é no seu celular que você vai checar o site que você ouviu no rádio quando o semáforo fechar. É na sua tablet que você vai pesquisar o blazer que a Lilian Cabral usou no capítulo de hoje da novela, então trate de dar uma atenção especial para esse canal em todas suas decisões: em pouco tempo ele tomará conta de tudo e de todos.
Essa é uma visão bastante genérica do conceito de marketing, devido a gigantesca complexidade do omni-channel acreditamos que em termos genéricos é assim que vemos o marketing multi-canal no mundo.