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Por que e como montar um plano de web análise

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Por que e como montar um plano de web análise

Por que e como montar um plano de web análise

Por que e como montar um plano de web análise O Google define web análise como: “Análise de dados qualitativos e quantitativos dos seus negócios e da concorrência, para conseguir uma melhoria continua na experiência on-line dos seus clientes e dos clientes em potencial, o que se traduz nos seus resultados desejados”. Mas afinal o… Continuar lendo Por que e como montar um plano de web análise

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Por que e como montar um plano de web análise

O Google define web análise como: “Análise de dados qualitativos e quantitativos dos seus negócios e da concorrência, para conseguir uma melhoria continua na experiência on-line dos seus clientes e dos clientes em potencial, o que se traduz nos seus resultados desejados”. Mas afinal o que significa isso? Como o meu e-commerce pode aproveitar melhor essa ferramenta?

Normalmente os gestores de e-commerce monitoram alguns KPIs “clássicos” como: a taxa de conversão, bounce rate, quantidade de acessos e origem desses acessos. São pontos importantíssimos, mas sem contextualização/analise correta são apenas números, e não revelam aos gestores o porquê e nem os caminhos a serem seguidos para a melhora dos resultados.

Através de um bom plano de web analise, o gestor ou proprietário de e-commerce conseguirá obter dados valiosos de origem e comportamento dos seus clientes ou possíveis clientes. Por exemplo, podemos saber por quais mídias eles foram impactados até finalizar a compra no site, o perfil de navegação e o caminho até o fechamento da compra. Na maioria das ferramentas é possível segmentar os dados, e dessa forma traçar o perfil dos clientes que compram vs. clientes que não compram. Algumas plataformas permitem capturar, com certa acurácia, dados demográficos como: região, idade e até o sexo. Com esses dados em mãos, pode-se traçar de forma mais precisa a estratégia de marketing da operação que está à frente.

A Web Análise é uma ferramenta poderosa e trará muitos benefícios de desempenho. Você conseguirá começar a conhecer o padrão de comportamento de seus clientes-alvo, identificar tendências conforme as horas do dia, quando os negócios atingem pico, o que seus clientes potenciais procuram em seu website, entre outros. Em seguida, o gestor executará a ação necessária para melhorar o negócio. Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar de uma boa web analise.

Existe vários métodos para se desenvolver um plano de web análise, particularmente gosto do método sugerido por Avinash Kaushik. Uma das grandes vantagens desse método é que pode ser aplicado em negócios de qualquer tamanho. Abaixo há uma adaptação que fiz, e acredito ser um bom caminho a ser seguido na hora de elaborar o seu plano de web análise.

1 – Identificar e Documentar objetivos
Normalmente essa é uma responsabilidade da diretoria ou do proprietário da empresa. Nesse ponto a empresa precisa responder à pergunta “por que nós existimos? ”. A resposta está intimamente ligada com o propósito da empresa.

2 – Definir estratégias e táticas
Para que a empresa atinja seu propósito, a empresa poderá se utilizar de diversas estratégias. Uma delas é fortalecer a sua marca online. Para que a sua marca fique cada vez mais forte na internet, a empresa poderá desenvolver um blog de conteúdo e um e-commerce dos seus produtos.

3 – Escolher os KPIs
Os indicadores de chaves de desempenho (KPIs) são números que devem ser analisados para o gestor entender como está indo a sua empresa. Eles variam de acordo com a tática escolhida. Por exemplo: em seu blog a empresa provavelmente está interessada em promover o engajamento da marca com as pessoas, por isso alguns dos prováveis KPIs sejam tempo de duração da vista, compartilhamentos, número de visitantes que retornam etc. Já para o e-commerce seria a taxa de conversão, bounce rate e faturamento.

4 – Alvos/metas
São definidos por Avinash Kaushik como: “Valores numéricos que você pré-determina como indicadores de sucesso ou fracasso. ” Por exemplo, a sua campanha de links patrocinados gerou R$ 100 mil em vendas, isso é bom ou ruim? Se o alvo da campanha era de R$ 80 mil OK, você terá teve um ótimo resultado, mas se a meta era de R$ 150 mil você precisará revisar com urgência a sua campanha. Apenas se tivermos alvos/metas bem definidos saberemos se tivermos sucesso ou não em nossas ações de marketing.

5 – Segmentar os dados
Apesar de ser a última etapa do plano de web análise, ela é muito importante e deve estar alinhado com a diretoria ou proprietário. Dessa forma você conseguirá responder perguntas importantes como: Qual é a mídia que trouxe mais resultados para sua campanha? Qual é o perfil de clientes que a sua campanha está atraindo para o seu site.

Como o plano de web análise bem definido, todos terão um documento onde poderão recorrer caso tenham alguma dúvida sobre quais medidas devem ser adotadas. O gestor terá um mapa para seguir e entender como o seu negócio está indo. Para mim, o mais importante é que com os dados dessa forma, o gestor terá números para basear as suas decisões e não ficará apenas dependendo do feeling.

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Fonte: EcommerceBrasil

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