Por que o e-commerce mostra sinais positivos frente a crise?
Por que o e-commerce mostra sinais positivos frente a crise? O cenário econômico atual passa por um período de crise e recessão. Sem previsão de crescimento econômico, com juros em alta e queda de consumo, os empreendedores encontram-se numa posição de insegurança e falta de estímulo no que se refere a novos negócios e investimentos.Apesar… Continuar lendo Por que o e-commerce mostra sinais positivos frente a crise?
Por que o e-commerce mostra sinais positivos frente a crise?
O cenário econômico atual passa por um período de crise e recessão. Sem previsão de crescimento econômico, com juros em alta e queda de consumo, os empreendedores encontram-se numa posição de insegurança e falta de estímulo no que se refere a novos negócios e investimentos.
Apesar disso, alguns setores conseguem seguir em alta, sendo um dos principais deles o e-commerce. Segundo o E-Bit, site de certificação virtual, o montante envolvido no consumo online deve ultrapassar os R$43 bilhões de reais em 2015, representando uma boa fatia de lucro aos investidores e empreendedores.
Apesar de essa ser uma tendência mundial, o e-commerce no Brasil encontram-se em um cenário particularmente favorável. Um dos pontos que favorecem essa escalada é o crescimento no número de aparelhos conectados à internet, seja através de computadores ou dispositivos móveis.
Diferente do cenário encontrado em muitos países estrangeiros, os empreendedores brasileiros têm investido cada vez mais em estratégias virtuais para potencializar a relação com os consumidores.
Seja em ações conjugadas com as lojas físicas ou com empreendimentos unicamente virtuais, o e-commerce tem trazido excelentes resultados em todo o território nacional. Com uma postura dinâmica, esse tipo de negócio inova-se constantemente, desde a forma de pagamento até as formas de navegação pelo site.
Outra questão fundamental que justifica esse sucesso é que o contexto de crise leva os consumidores a realizar muito mais pesquisas antes da compra. Neste sentido, essas lojas têm buscado investir em estratégias para “segurar” os consumidores na página do e-commerce.
Outra importante tática usada é a realização de campanhas de monitoramento e reconhecimento do público alvo, que permitem oferecer produtos, ofertas e ferramentas personalizadas e direcionadas.
Ou seja, o fato de esse mercado estar aquecido não significa que todos terão sucesso nele: ter bons lucros em um e-commerce vai muito além de um bom produto e preços compatíveis. Apesar do ambiente diferenciado, as regras comerciais de propaganda e qualidade de fidelização de clientes ainda são válidas.
O que se observa, no entanto, é que os empreendimentos de sucesso não se contentaram em seguir os passos tradicionais – a inovação e a preocupação com cada detalhe do negócio é que fazem a diferença e fazem com que o mercado se mantenha em alta em um cenário econômico conturbado.
Fonte: EcommerceBrasil