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Qual o ROI ideal para sua empresa?

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Qual o ROI ideal para sua empresa?

Qual o ROI ideal para sua empresa?

Quanto é o ROI ideal para sua empresa? Sigla em inglês para “Retorno sobre Investimento”, trata-se de um cálculo importante para as empresas terem uma noção clara quanto a gastos e lucros dentro da internet. Contudo, não é incomum que esses cálculos venham cheios de subjetividade, especialmente quando não há um conhecimento aprofundado no negócio… Continuar lendo Qual o ROI ideal para sua empresa?

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Quanto é o ROI ideal para sua empresa? Sigla em inglês para “Retorno sobre Investimento”, trata-se de um cálculo importante para as empresas terem uma noção clara quanto a gastos e lucros dentro da internet. Contudo, não é incomum que esses cálculos venham cheios de subjetividade, especialmente quando não há um conhecimento aprofundado no negócio em questão.

Saber qual é o ROI ideal para seus negócios precede uma análise do quanto pretende investir, e em quanto tempo pretende ter esse retorno de volta. Isso envolve a estratégia aplicada na web, os recursos e pessoal necessários, entre outros detalhes que darão uma noção clara para os custos na internet.

Neste artigo, vamos explicar brevemente como funciona o cálculo de um ROI ideal, e dar o foco que precisa para seus investimentos.

O que seria o ROI Ideal?

Primeiramente, o ROI é pensado unicamente para campanhas publicitárias, sendo a mais comum no Marketing Digital. Nesse âmbito, podemos pensar nas seguintes campanhas:

  • Adwords
  • SEO
  • Ads para redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest, etc.)
  • E-Mail Marketing

Entre vários outros. A partir do tipo de campanha de marketing digital na qual deseja investir, começamos a pensar nos cálculos para a taxa de ROI ideal. Nesse aspecto, um ponto importante deve ser ressaltado.

Mais do que a particularidade de cada campanha, também está o alcance e os recursos disponíveis para uma empresa investir. Dessa maneira, um mesmo valor de ROI pode ser alto para uma empresa, ou muito baixo para outra.

Falaremos melhor sobre isso adiante, mas responda a essa pergunta por base: qual é o custo de aquisição para um lead? E qual é o ticket médio dele? Assim você terá de fato uma noção dos gastos e ganhos. .

Como fazer um cálculo de Retorno sobre investimento?

O cálculo de ROI é definido da seguinte maneira:

ROI = Margem/ Custo = (Receita – Custo)

ROI = Receita/Custo

Ambas as fórmulas chegam ao mesmo resultado, porém a primeira, mais complexa, leva em conta alguns fatores de forma mais detalhada. Para SEO, ainda há uma fórmula mais específica, mostrada abaixo.

ROI SEO = Margem SEO/ Custo SEO

ROI SEO = Receita SEO/ Custo SEO

A razão para termos fórmulas diferenciadas nesse caso é bem simples. Enquanto campanhas de E-mail Marketing, Ads e outras, tem um custo e mensuração de resultados mais direta e rápida, o SEO demanda uma série de ações e técnicas cujo retorno é visto apenas ao longo do tempo, o que pede por uma mensuração mais cautelosa.

Vamos destrinchar essas características, para um entendimento mais amplo do cálculo.

Margem

É o valor estimado de lucro que a empresa busca ter com o investimento em questão. Como o ROI aqui vem das campanhas de marketing digital, esse valor é estimado através do quanto os clientes vindos dessas campanhas vão gastar em seu site.

Custo

São os meios necessários, em valores, para conseguir os retornos desejados. No SEO, por exemplo, são profissionais para otimização do site para os mecanismos de busca e o tempo necessário para fazê-lo. Já nas campanhas de ads, é literalmente o custo de campanha para ter um anúncio em outros sites e termos pesquisados.

Receita

É o valor gerado pelos usuários que chegam por meio das campanhas de marketing. Em campanhas de SEO, isso também se aplica às conversões que os clientes fazem aos conteúdos ricos desenvolvidos pelo site, como assinatura de newsletter, cadastros no site, download de apps, etc.

Qual o valor de um bom ROI?

O objetivo final do ROI é saber de fato o quanto você gasta para ter os clientes por meios virtuais. Com isso em mente, é bom ter na ponta do lápis quais são os números de conversão regulares dos leads, o volume de busca no seu site, o preço oferecido por seus produtos e serviços, e o Ticket médio desses leads.

Muitas empresas fazem um gasto expressivo e desnecessário com campanhas de marketing, apenas para descobrirem depois que o ROI é muito pequeno perto do que foi gasto. O ideal é, com os números claros e o orçamento disponível, buscar a campanha que mais adequada para sua situação.

Portanto, ao buscar o ROI ideal para sua empreitada, estabeleça junto a agência contratada, ou a equipe interna do setor, o quanto será necessário para o investimento. Aqui na Sinalize Web, oferecemos todos os recursos para você.

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