Quer o seu negócio mais competitivo? Conheça bem o mercado
Quer o seu negócio mais competitivo? Conheça bem o mercado Além da própria capacidade, empresas devem avaliar os aspectos externos, como concorrentes, fornecedores e clientes.Para serem competitivas, as empresas devem ter uma boa gestão dos próprios recursos e acompanhar com seriedade as tendências dos concorrentes e dos mercados consumidores e fornecedores. Assim como em outros… Continuar lendo Quer o seu negócio mais competitivo? Conheça bem o mercado
Quer o seu negócio mais competitivo? Conheça bem o mercado
Além da própria capacidade, empresas devem avaliar os aspectos externos, como concorrentes, fornecedores e clientes.
Para serem competitivas, as empresas devem ter uma boa gestão dos próprios recursos e acompanhar com seriedade as tendências dos concorrentes e dos mercados consumidores e fornecedores. Assim como em outros setores, o mercado muda com frequência e as empresas precisam acompanhar esse processo de mudança.
Fatores externos
O mercado está baseado em três pilares:
Consumidores (clientes).
Fornecedores.
Concorrentes.
Eles funcionam de maneira integrada, mas é muito importante entender bem a função e as características de cada um.
Mercado consumidor
É formado pelas pessoas ou empresas que compram um determinado produto ou serviço. São os clientes.
O consumidor final é alcançado por meio de uma rede de representantes comerciais e lojistas, tanto no mercado interno quanto no externo.
Alguns aspectos importantes a serem observados na análise do mercado consumidor:
Definição do público-alvo.
Distribuição geográfica dos clientes.
Fatores decisivos no momento da compra.
Tamanho do mercado.
Perspectivas de crescimento.
Mercado concorrente
É composto pelas empresas que oferecem produtos (ou serviços) iguais ou muito parecidos. Elas atendem ao mesmo público e atuam na mesma região.
É fundamental saber quem são os concorrentes, quantos são e como atuam. Analisando a concorrência, é possível identificar novas maneiras de atender aos clientes e novos mercados. Desse modo, aprimorar a estratégia de vendas.
Alguns aspectos importantes devem ser observados na análise dos concorrentes:
Identificação de cada concorrente.
O porte.
Avaliação dos pontos fortes e fracos.
Comparação estratégica da empresa com a concorrência.
Mercado fornecedor
É o conjunto de empresas que fornecem os recursos necessários para que outra empresa e seus
concorrentes possam fabricar produtos e serviços.
Na análise do mercado fornecedor, é importante observar:
Matérias-primas e mercadorias necessárias para o funcionamento da empresa.
Identificação dos fornecedores.
Localização dos fornecedores.
Condições de negociação e pagamento.
Análise comparativa de fornecedores (qualidade, preço, prazo de entrega etc.).
Fatores internos
Conhecer a estrutura de funcionamento da empresa é fundamental para o sucesso do gerenciamento. Em geral, uma empresa se divide nas seguintes áreas:
Administração de marketing e comercialização.
Administração de produção.
Administração de recursos humanos.
Administração de finanças.
É comum que os empresários se dediquem intensamente a um dos setores e descuidem dos outros. Por exemplo, muitos se envolvem profundamente com a parte operacional da produção e se esquecem do planejamento da produção e dos demais setores da empresa.
A gestão da empresa também deve ser integrada e estratégica. Isso significa que ela precisa ser administrada a partir da integração de todos os setores. As metas e resultados devem ser avaliados de acordo com a realidade do mercado.
Áreas da empresa
Produção
Uso dos recursos materiais necessários às operações da empresa.
Itens básicos de análise:
Definição da capacidade produtiva.
Avaliação do processo de produção.
Evoluções para melhorar o uso dos recursos.
Recursos Humanos
Pessoas que trabalham na empresa.
Itens básicos de análise:
Seleção adequada de funcionários.
Capacitação dos funcionários.
Avaliação dos resultados no trabalho conforme metas estabelecidas.
Finanças
Tudo o que se refere às receitas, às despesas, aos financiamentos e aos investimentos necessários para o alcance dos objetivos propostos.
Itens básicos de análise:
Composição de custos e formação de preços.
Controles financeiros.
Análise e planejamento financeiro.
Comercialização e marketing
Define como o produto deve ser colocado no mercado e como serão vendidos.
Itens básicos a considerar:
Satisfação dos clientes.
Supervisão de vendas.
Sazonalidade das vendas.
Definição de política comercial.
Plano de marketing.