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Você usa a tecnologia para facilitar a comunicação com o cliente?

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Você usa a tecnologia para facilitar a comunicação com o cliente?

Você usa a tecnologia para facilitar a comunicação com o cliente?

Você usa a tecnologia para facilitar a comunicação com o cliente? Em tempos de redes sociais, comunicação é tudo. Especialmente para o e-commerce, já que o contato face a face não existe nessa plataforma. Mas com tantas opções de canais de contato, pode ficar difícil escolher qual usar na própria empresa.Para negócios pequenos, vale investir… Continuar lendo Você usa a tecnologia para facilitar a comunicação com o cliente?

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Você usa a tecnologia para facilitar a comunicação com o cliente?

Em tempos de redes sociais, comunicação é tudo. Especialmente para o e-commerce, já que o contato face a face não existe nessa plataforma. Mas com tantas opções de canais de contato, pode ficar difícil escolher qual usar na própria empresa.

Para negócios pequenos, vale investir em aplicativos populares, como o WhatsApp, que grande parte das pessoas tem. O aplicativo permite que a loja compartilhe informações com o cliente mais rápido.

Existem muitas pessoas que se sentem inseguras ao comprar pela internet. Com o WhatsApp é possível tirar várias fotos, fazer um vídeo rápido, de segundos, que mostre o produto e acabe com a dúvida e insegurança do cliente.

De qualquer modo, é preciso direcionar uma só pessoa (treinada e capacitada) para responder os clientes no aplicativo, assim, o discurso fica correto e faz sentido. Com mais de uma pessoa fazendo esse serviço, pode ser mais complicado e causar duplicidade de informações – um fala uma coisa, outro fala outra.

Em todo caso, vale manter o e-mail, pois ainda existem clientes que preferem usá-lo. Além disso, é uma ferramenta bastante funcional e todo mundo tem.

Mas em se tratando de uma empresa maior, na qual será necessário que mais de um funcionário faça o gerenciamento dos canais de comunicação é imprescindível que todos eles recebam o mesmo treinamento e estejam bastante alinhados com a política da empresa, justamente para evitar desencontros.

Outra alternativa para facilitar a comunicação com o consumidor é utilizar ferramentas para organizar os e-mails transacionais, como o SendGrid. É possível organizar e programar e-mails, além de acompanhar os dados de abertura, cliques e spam.

A ferramenta oferece vários planos – o mais simples custa 9,95 dólares por mês e dá direito a 40 mil e-mails mensais. Existem ainda planos mais completos que podem chegar a até 399,95 dólares por 700 mil e-mail mensais. Para adquirir mais e-mails, a ferramenta disponibiliza a possibilidade de customização de preço.

Para as empresas que têm mais de um canal de comunicação com os consumidores, o Zendesk pode ser bastante útil. O software reúne todas as interações realizadas com o cliente, seja por telefone, e-mail, chat ou redes sociais.

O custo dos planos vai desde um dólar até 195 dólares por agente (funcionário que gerencia a plataforma) por mês. Há ainda uma versão para teste.

Optando por qualquer alternativa, o ideal é priorizar sempre o que vai otimizar a organização da empresa e facilitar o trabalho, não dificultá-lo. Se você se organiza bem com o e-mail e não tem problemas com isso, ótimo. Continue assim. Caso contrário, a tecnologia está aí para isso. Faça bom proveito.

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Fonte: EcommerceBrasil

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