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Mudança dos meios de avaliação no Facebook: como impactam?

Há pouco tempo atrás, fizemos um artigo falando sobre como o turbinamento indisponível no Facebook pode ser um baita problema para o seu negócio. Mas essas não foram as únicas mudanças recentes na rede social que pedem cuidado: a forma como temos avaliações no Facebook também mudaram. Sim, é algo sutil se pararmos para pensar,… Continuar lendo Mudança dos meios de avaliação no Facebook: como impactam?

PorSinalizeWeb

Há pouco tempo atrás, fizemos um artigo falando sobre como o turbinamento indisponível no Facebook pode ser um baita problema para o seu negócio. Mas essas não foram as únicas mudanças recentes na rede social que pedem cuidado: a forma como temos avaliações no Facebook também mudaram.

Sim, é algo sutil se pararmos para pensar, mas não deixa de ser fundamental para que os empreendedores saibam utilizar as novidades. Mas o que foi alterado?

Como estão os novos meios de avaliação no Facebook?

A partir de agora, o Facebook não irá mais utilizar o sistema de avaliação por estrelas. Em seu lugar, entra o sistema de recomendações. Nele, os usuários podem citar a empresa ou página avaliada, recomendando ou não para outros usuários, sem necessariamente ter de ir até a página. Ainda assim, todas as citações aparecem na página da empresa. Isso pode ser feito tanto em grupos privados, como na página pessoal do usuário.

Esta é uma forma mais subjetiva de avaliar empresas e páginas do Facebook em geral. Ao retirar o uso de uma classificação, a influência dos usuários está mais na forma como expressam sua satisfação ou não do que um número. E isso, por si só, traz novas possibilidades e desafios para um negócio.

As empresas também podem fazer uso desse sistema com o recurso “dar feedback”, respondendo a recomendação ou não-recomendação do usuário, o que torna a curadoria e a busca por essas indicações mais rápida e fácil para os gestores de páginas.

Todas essas medidas já eram esperadas, de certa forma. Já faz um bom tempo que o Facebook liberou o recurso de recomendações, em que os usuários podem pedir por produtos ou serviços, e ter a página da empresa marcada por um amigo. O que aumenta a sua presença de forma orgânica.

Como as empresas podem utilizar esse recurso?

Pelas novidades, deu para entender um ponto importante: o Facebook tem prezado por avaliações mais qualitativas do que quantitativas. Em outras palavras, vale mais por que o usuário recomendaria o seu negócio ou não, do que o número de estrelas presentes.

Logo, a excelência nos produtos, serviços e atendimentos são ainda mais necessários por parte das empresas, que podem utilizar as recomendações positivas dos usuários no Facebook como prova de valor, tornando sua presença orgânica mais ampliada.

Some isso ao fato de que, desde Janeiro, a rede social fez alterações em seu algoritmo para que as publicações orgânicas tenham mais alcance quando os próprios usuários compartilham, o que faz as ações das empresas mais necessárias tanto nas buscas orgânicas como pagas. 

Estratégias possíveis

Adiante, seguem algumas ações que podem aumentar a presença da sua empresa após essas mudanças nos meios de avaliação do Facebook. 

  • Ative a localização física. Geralmente, os usuários que utilizam o recurso de recomendação o fazem para empresas localizadas fisicamente próximas a ele. Ao deixar claro onde você atua, seu alcance a nível local se torna mais eficiente.
  • Crie um horário de atendimento. Para facilitar a sua vida e a dos seus usuários, um horário de atendimento claro na página da empresa ajuda a dar mais visibilidade quanto à solução de dúvidas e problemas. Além disso, também aumenta a credibilidade da empresa quando informações do tipo são divulgadas.
  • Tente resolver eventuais problemas o mais breve possível. A dinâmica aqui é similar a de sites como o Reclame Aqui. Se você não tiver boas recomendações, use e abuse do recurso de dar feedback, buscando a melhor solução de ambas as partes. Dessa maneira, você demonstra uma atenção muitas vezes valorizada pelos usuários.
  • Esteja sempre ativo com sua página. Não esqueça das estratégias mais tradicionais para sua página no Facebook. Conteúdo relevante e frequente auxiliam na presença da sua empresa, o que aumenta as recomendações, e por fim um ciclo virtuoso.
  • Se possível, crie um grupo para os fãs da página. Uma novidade recente é a possibilidade das páginas de Facebook criarem grupos para os fãs, como uma extensão quase que natural às mudanças recentes de uso da plataforma, com os grupos cada vez mais relevantes. Com um grupo próprio, você também garante mais rapidez de respostas e feedbacks dos usuários. 

A SinalizeWeb está atenta às mudanças nos meios de avaliação no Facebook, e tantas outras. Para que sua empresa tenha uma presença marcante nessas redes sociais, que não dependam constantemente do uso de campanhas patrocinadas, conte conosco! Estamos à sua disposição.

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