Online e Offline
ONLINE E OFFLINE
A evolução existe desde os tempos das caravelas até chegar na era digital que, hoje, faz parte da vida de todo ser humano, seja ele pessoa física ou jurídica. Eles estão todos conectados por horas no dia a dia, seja para uma simples pesquisa ou para o desempenho do trabalho. Atualmente, ainda é comum encontrar pessoas que não sabem qual a diferença entre online ou offline.
A partir de hoje, isso não será mais um problema. Ambos são diferentes e possuem suas vantagens e desvantagens. Vejamos abaixo o que difere entre um e outro.
Offline
O modo offline não exige a conexão com a internet, por isso surgiu o termo “offline”. O atendimento ao cliente acontece em determinado espaço físico, onde existe a presença de uma pessoa específica para atender, como em uma clínica ou um escritório de advocacia, em que a recepção será feita por meio de uma recepcionista ou uma secretária.
Online
Já o modo online necessita de uma conexão com a internet constantemente. Por meio dele, as pessoas conseguem se conectar uma com as outras a quilômetros de distância.
Isso acontece devido à grande evolução da tecnologia que, além de permitir a conexão entre as pessoas, permite que elas façam suas compras, entre uma infinidade de outras atividades.
No caso dos empreendedores, independentemente do segmento em que atuam, é possível criar uma loja online, onde seus produtos, marcas e serviços passam a ter uma divulgação maior, o que irá impactar no aumento da carteira de clientes, das vendas e na lucratividade.
Entenda as principais diferenças do marketing online e o offline
Diferentemente do marketing online, o marketing offline utiliza o método tradicional na divulgação de serviços e produtos, os quais fazem uso de diversas ferramentas, como panfletos, folders, divulgação por meio de jornais, revistas, carros de som e malas diretas, entre outros.
O marketing offline continua sendo utilizado por muitos empreendedores, mesmo com a chegada da internet. Portanto, é de suma importância que o gestor de marketing use a criatividade, como investir mais no design das embalagens dos produtos.
Apesar de ser um método tradicional, a estratégia de marketing offline não é vista como algo ultrapassado. Por meio dela, é possível criar ótimas propagandas de divulgação. Vale lembrar que tanto o offline como o online dependem de um bom planejamento para que a empresa possa alcançar todos os objetivos esperados e tenha resultados positivos.
Quando o gestor cria um planejamento seguido de estratégias de marketing bem elaboradas, os benefícios são vários. Confira a seguir alguns dos principais:
Maior índice de credibilidade das mídias tradicionais
Com certeza, veículos como rádios, jornais, folders, panfletos e TV passam para boa parte dos consumidores mais segurança, fazendo com que eles vejam as organizações que fazem uso dessa estratégia como empresas confiáveis e que cumprem com aquilo que prometem aos seus clientes.
Permite a conquista de um determinado perfil de clientes, ou público
Apesar de a internet estar presente no dia a dia da maioria das pessoas, infelizmente ainda existem locais em que essa tecnologia ainda não faz parte da realidade de alguns brasileiros, devido ao fato de esses indivíduos morarem em zonas mais distantes, onde o sinal é deficitário.
Com isso, o gestor de marketing precisa pensar em um veículo que facilite o acesso desses consumidores aos seus serviços, produtos e promoções.
Marketing online
O marketing online ou marketing digital, como também é conhecido, tem como objetivo propagar e consolidar a imagem da sua marca, alcançar novos consumidores, aumentar as vendas e resultados, além de manter a proximidade e um bom relacionamento com os clientes.
Assim como como o marketing offline, o marketing online tem seus benefícios. Confira alguns dos principais que poderão ser muito úteis para o seu negócio online:
Maior contato como o seu público
A proximidade com o seu público é de suma importância. Por meio dela, é possível saber quais são os desejos e anseios de cada um dos seus clientes. Sendo assim, o marketing digital permite uma aproximação maior entre o consumidor e a empresa.
Aumento do nível e alcance de divulgação
Por meio dessa estratégia, o índice de divulgação do seu empreendimento aumenta com mais frequência. Além disso, é possível fazer com que os seus produtos e serviços atravessem fronteiras.
A internet possibilita o destaque do seu negócio no mundo digital, de modo que pessoas de diversos lugares do mundo conheçam a sua marca, seus produtos e serviços, mas para isso é necessário um bom planejamento de estratégias de marketing digital.
Perfil do público-alvo
Esse é um dos grandes benefícios do marketing digital: ajudar o gestor a traçar perfis do seu público-alvo com mais assertividade, mesmo antes de elaborar os veículos de campanha para a divulgação dos seus produtos e serviços.
Esses são apenas alguns dos principais benefícios do marketing online. Se o seu interesse é de implantar essa estratégia no seu empreendimento ou até mesmo criar uma loja online, o ideal é buscar por uma empresa de confiança e que cumpre com o que promete aos seus clientes.
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