5 passos para sua empresa não perder dinheiro na Black Friday
5 passos para sua empresa não perder dinheiro na Black Friday Com a chegada do BlackFriday muitos empresários e empreendedores ficam empolgados com a data “salva-vidas” para ampliar ou recuperar as vendas nos e-commerces, mas para isso é importante analisar custos, margens e valores para conseguir ficar no azul.Pensando preparamos cinco passos para você analisar… Continuar lendo 5 passos para sua empresa não perder dinheiro na Black Friday
5 passos para sua empresa não perder dinheiro na Black Friday
Com a chegada do BlackFriday muitos empresários e empreendedores ficam empolgados com a data “salva-vidas” para ampliar ou recuperar as vendas nos e-commerces, mas para isso é importante analisar custos, margens e valores para conseguir ficar no azul.
Pensando preparamos cinco passos para você analisar se é o momento para participar.
1º passo: verifique se o seu produto é encontrado organicamente
A maioria dos consumidores que procuram produtos no BlackFriday fazem pesquisas pelos sites de busca, por isso é muito importante fazer um teste e ver se seus produtos estão bem indexados organicamente, como ele aparece e se vai direto para o link do carrinho.
Aproveite e compare seus valores com os mesmos que aparecem nessa busca. Se seu produto está bem posicionado, parabéns você passou do primeiro passo. Se não aparece, melhor rever a estratégia de SEO.
2º passo: o seu produto é encontrado na mídia?
Como mencionado no 1º passo, se seu produto não está bem indexado, pense em criar uma campanha para aparecer nesses sites de busca de forma mais pontual, mas tome cuidado e analise o custo do clique para viabilizar o tráfego gerado para sua loja, lembrando que a média no Brasil é de 1% de conversão ou seja em geral você precisa levar 100 pessoas para uma comprar.
Faça esse cálculo através do “planejador de palavras chaves – do Google” para ver o custo médio, veja no exemplo abaixo:
Se o CPC médio for de R$ 0,44 calcule aproximadamente R$ 44,00 por aquisição. Se esse valor mais a divulgação estiverem dentro de sua margem, parabéns você passou do segundo passo. Se o valor de aquisição estiver muito alto, reveja sua estratégia de vendas
3º passo: descontos X margens
O maior apelo no BlackFriday são os grandes descontos que atraem milhares de consumidores para as lojas, pense nisso e analise se o desconto a ser dado é atrativo em relação aos demais concorrentes e, principalmente, se no final das contas está dentro de suas margens de venda.
Se seus descontos são atrativos e dão lucro, parabéns você passou do terceiro passo. Se o valor não gerar receitas ou está muito fora do mercado, veja o que pode ser reduzido.
4º passo: checar se você não vai pagar para vender – Redfriday
Em muitos casos a empolgação acaba nos influenciando para participar do BlackFriday pois a mídia é mais atuante e ninguém gosta de ficar de fora.
Coloque na campanha o que tem em estoque, é normal nessas ocasiões não controlar o estoque e depois sair correndo atrás dos fornecedores, mas cuidado, pois o novo valor de compra pode ser maior que o calculado e os prazos podem estourar sua logística, negocie com seus fornecedores antes os valores e condições de entrega.
Sem planejamento e uma boa negociação acabamos pagando para vender e o que depois de 15 a 20 dias se transforma no REDFRIDAY, onde nossas contas acabam ficando no vermelho.
Faça as contas para ver se o desconto e os custos para aquisição valem a pena para fechar a conta no azul, se sim parabéns mais uma vez. Você passou do quarto passo. Agora se não vale a pena, melhor se preparar para o próximo ano.
5º passo: estrutura X consumidores
Muitos empreendedores apostam no BlackFriday mas não projetam a estrutura para atender a demanda, se você passou pelos 4 passos anteriores, prepare-se pois você pode concentrar muitas vendas em apenas algumas horas e isso precisa de organização e controle.
– Fale com seu desenvolvedor ou plataforma e verifique se sua loja suporta uma grande demanda momentânea sem deixar a loja fora do ar;
– Crie canais de comunicação como chat, 0800 e um email só para isso durante a ação;
– Use todos os seus contatos e clientes para divulgar seus melhores produtos e ofertas, quem já é cliente tem maiores chances de comprar;
– Tira da campanha clientes que compraram recentemente para não receberem a campanha do mesmo produto com grandes descontos, isso gera transtorno e muitas devoluções de produtos;
– Coloque na home e nas laterais internas de sua loja os produtos que estão na campanha.
Fonte: EcommerceBrasil