A importância do marketing digital para o sucesso do seu e-commerce
A importância do marketing digital para o sucesso do seu e-commerce Na última quarta-feira, 16, em meio a inúmeras palestras promovidas por mais uma edição da Social Media Week, pudemos aprender um pouco mais sobre a importância das estratégias de marketing voltadas para e-commerce.Por que se trata de um assunto tão relevante? Segundo dados da… Continuar lendo A importância do marketing digital para o sucesso do seu e-commerce
A importância do marketing digital para o sucesso do seu e-commerce
Na última quarta-feira, 16, em meio a inúmeras palestras promovidas por mais uma edição da Social Media Week, pudemos aprender um pouco mais sobre a importância das estratégias de marketing voltadas para e-commerce.
Por que se trata de um assunto tão relevante? Segundo dados da E-Bit, ao todo, o Brasil soma 60 mil lojas virtuais. Mesmo em meio a uma grave crise econômica, marcas encontraram no espaço on-line uma maneira de aumentar suas vendas e incrementar seu negócio. Se o comércio de um modo geral teve resultados péssimos no primeiro semestre de 2015, o que ocorreu foi o oposto no comércio eletrônico.
Mas, diante desta euforia, não se pode esquecer que para que os resultados sejam satisfatórios, não basta apenas colocar a sua loja no ar. É preciso traçar estratégias integradas de marketing tanto para geração de leads quanto para vendas.
Parece óbvio para você? Nem tanto. Milhares de notícias diárias comprovam que lojas mal estruturadas e não-planejadas fecham sem ao menos completarem um ano de existência. Por isto, antes de colocar a mão na massa, tente responder algumas perguntas básicas:
1) Você conhece o mercado do qual pretende fazer parte? (Suas principais tendências e especificidades)
2) Você compreende o segmento que pretende atingir? (Qual é o seu consumidor, em que canais se encontram, quais critérios adotam)
3) Qual a sua concorrência? (Direta, Entrantes, Substitutos, Fornecedores e Compradores)
Entende-se que o e-commerce não é apenas uma plataforma, mas um projeto complexo e seu sucesso depende de muitos fatores e a estratégia de marketing digital com certeza é a grande aposta do momento.
Por onde começar? Simples, traçando o seu principal objetivo de negócio: VENDER. A partir disto, sua estratégia de marketing digital deve estar focada em conversão de vendas. Mas, para chegar lá, é preciso passar por algumas etapas.
1) Branding – Nada mais é do que o exercício de construção de uma marca forte e bem consolidada no mercado.
Dica: Sua loja deve apresentar características bem claras e humanas. Todos os canais devem estar alinhados com o mesmo tom de comunicação para que haja uma identificação com o seu público.
2) Awareness – Trata-se da ampliação da visibilidade da loja virtual e de seus produtos nos meios digitais para que atinjam seus consumidores.
Dica: Invista em conteúdos relevantes para o seu público, amplie seu repertório a partir de territórios, faça histórias e procure monitorar em que meios e a que hora há um maior engajamento para que a sua marca tenha um resultado mais assertivo.
3) Reputation: Construção de relacionamentos com influenciadores de opinião para legitimar a marca e seus produtos.
Dica: Aqui te damos uma fórmula mágica que consiste em realizar um mailing de influenciadores, investir em um social media release, distribuir brindes para formadores de opinião e participar de eventos. Se possível, também tenha um espaço para expor seus conteúdos em um blog.
4) Engagement: Conquista da confiança dos consumidores de forma que enxerguem valor na loja virtual e nos produtos da sua marca
Dica: Confiança é imprescindível para qualquer marca. Mas, qual é a receita para fidelizar o seu público? Ofereça um conteúdo interessante e interaja constantemente com seus consumidores.
5) Advocacy: Tornar o consumidor um verdadeiro embaixador da marca, defendendo a loja virtual e compartilhando sua recomendação.
Dica: Em uma era em que as Redes Sociais tornaram-se as principais ferramentas para a construção de uma marca, é essencial estar sempre em contato com seu consumidor, para que este atribua benefício e valor para a sua marca.
Com estas etapas consolidadas, podemos olhar para o Funil de Conversão de Vendas, que começa na descoberta da sua página pelo consumidor, passa pela escolha do produto, carrinho de compra, conclusão da compra (cadastro e pagamento), entrega dos produtos, pós-venda e fidelização.
Estabelecendo metas e estratégias coerentes para cada etapa e orientando sua gestão para atingir resultados, é possível fazer o seu negócio decolar.
Fonte: EcommerceBrasil