Alinhamento estratégico e gerenciamento de projetos
Alinhamento estratégico e gerenciamento de projetos Com o avanço das técnicas de gerenciamento de projetos, eficiência passa a ser o conceito a ser mantido. Fazer mais com menos, equilibrando custos, prazos e alta qualidade exige não somente técnicas avançadas de gerenciamento de projetos, mas também conhecer a área de atuação, desde a operação até a… Continuar lendo Alinhamento estratégico e gerenciamento de projetos
Alinhamento estratégico e gerenciamento de projetos
Com o avanço das técnicas de gerenciamento de projetos, eficiência passa a ser o conceito a ser mantido. Fazer mais com menos, equilibrando custos, prazos e alta qualidade exige não somente técnicas avançadas de gerenciamento de projetos, mas também conhecer a área de atuação, desde a operação até a estratégia de cada cliente. Isso é fundamental para atingir todos os fatores críticos de sucesso.
A excelência na entrega de um projeto está totalmente conectada ao alinhamento estratégico e a governança. Projetos devem agregar valor para gerar diferenciais competitivos.
Antes mesmo da fase de iniciação, é fundamental conhecer os objetivos, visão e valores da empresa para qual se vai realizar um projeto. Algumas questões devem ser claramente respondidas:
• Qual a estratégia?
• Qual o objetivo do projeto?
• Quem é o público alvo deste projeto e quem são os stakeholders?
• Quais são os fatores críticos de sucesso?
• De que forma o projeto agregará valor?
• A operação está preparada?
• Quais serão os benefícios da implementação deste projeto para a operação?
A partir destas respostas é possível construir um escopo completo. Pode-se, então, alinhado à estratégia, determinar stakeholders, custos, riscos e esforço. Possibilita também planejar o gerenciamento da qualidade e das comunicações.
Para o e-commerce não é diferente. Engana-se quem gerencia um projeto para implementação de operação e-commerce no modelo Full Service com a ilusão de que é apenas mais um canal de vendas. A operação de uma loja virtual é completamente diferente de uma loja física. Envolve processos diferenciados para área fiscal, logística e financeiro, além de marketing diferenciado, produção de produtos e sistemas anti-fraude. Tudo isso com suporte full-time para um canal que nunca está fechado.
Cada fase de um projeto é de extrema importância. O alinhamento estratégico feito por gerentes de projetos, com boas técnicas e experiência, torna o sucesso do projeto natural. Os fatores críticos de sucesso são mais facilmente atingidos, agregando alto valor ao negócio, gerando diferenciais competitivos, aumento de receita e redução de custos operacionais.
Fonte: EcommerceBrasil