Bater metas? Sim, mas planejar 2016 com certeza
Bater metas? Sim, mas planejar 2016 com certeza Já chegamos na reta final de 2015 e nessas últimas semanas as empresas focam todos os seus esforços em bater as metas. Mas, não se engane. Tão importante quanto cumprir os objetivos é dedicar este tempo, também, para planejar o próximo ano. Pensar nas ações sempre foi… Continuar lendo Bater metas? Sim, mas planejar 2016 com certeza
Bater metas? Sim, mas planejar 2016 com certeza
Já chegamos na reta final de 2015 e nessas últimas semanas as empresas focam todos os seus esforços em bater as metas. Mas, não se engane. Tão importante quanto cumprir os objetivos é dedicar este tempo, também, para planejar o próximo ano. Pensar nas ações sempre foi importante, mas, em tempos de economia instável, é crucial e pode determinar a diferença entre o sucesso e o fracasso.
É preciso definir bem o objetivo macro da companhia para o período e, com base nisso, arquitetar todas as ações e iniciativas importantes para chegar lá. E esse planejamento deve ir muito além da definição de orçamentos para áreas e iniciativas. É preciso pensar a estratégia de atuação da empresa – sempre levando em consideração variáveis como as previsões econômicas, por exemplo.
Se sua companhia oferece produtos e serviços, comece o planejamento com um balanço. Avalie aplicar uma pesquisa de satisfação, mesmo que seja apenas com alguns poucos clientes-chave. Ninguém melhor para avaliar suas ofertas do que quem as consome. Esta é a melhor forma de descobrir pontos de melhoria, avaliar erros e programar como corrigi-los no ano que vem.
Outro ponto importante é analisar, também, o clima interno. Empresas de sucesso trabalham com um tripé fortalecido formado por pessoas, tecnologia e processos. Estas três bases devem sempre seguir as crenças e valores da companhia. Só com esse alinhamento e alto nível de qualidade será possível garantir suporte para uma trajetória de sucesso. Um ambiente estimulado oferece mais possibilidades para boas ideias e ações proativas. O autor Jim Collins, considerado uma das referências quando o assunto é gestão, diz que muitas organizações acreditam em atalhos e não têm paciência para construir algo grande. Lapidar talentos faz parte do caminho.
E sobre os processos da companhia? Sua empresa realiza muitas tarefas manualmente? É um desperdício de tempo e, acima de tudo, de inteligência. Planeje automatizar o maior número de procedimentos possível. Só assim sua equipe poderá focar em ações mais estratégicas e contribuir para o crescimento da organização. E, acredite, este é um investimento que realmente vale a pena. Focar em seu core business deve ser o principal objetivo sempre.
Pensando nesta linha é importante avaliar terceirizar, por exemplo, sua infraestrutura de tecnologia da informação. Esse aporte é igualmente eficaz pois proporciona redução considerável de custos no médio e longo prazo. Lembre-se sempre: tudo o que não for o core business da sua companhia pode e deve ser delegado à especializadas. Só assim sua equipe será cada vez mais estratégica. E times mais focados trazem resultados mais expressivos.
Pontue acertos, erros, imprevistos e avaliações de 2015. Este é o começo de um bom planejamento. Depois arregace as mangas e descubra como aperfeiçoar tudo isso. Mas não deixe de envolver sua equipe. Pessoas engajadas caminham melhor em direção da meta quando são envolvidas desde o momento zero.
Fonte: EcommerceBrasil