Buzz Marketing: entenda como funciona essa estratégia
Você já ouviu falar de Buzz Marketing? Se ainda não confira, mais detalhes aqui conosco!
Chamar a atenção em meio a tantas propagandas é um desafio que toda empresa passa ao longo dos anos de atuação, pelo menos em algum momento. Dentre tantas estratégias, o Buzz Marketing tem se destacado dentro de diferentes campanhas publicitárias, seja pela ousadia ou pela criatividade.
Sendo reconhecida como uma técnica voltada para o marketing viral, o buzz marketing é focado em maximizar o potencial de uma empresa, uma marca, um produto ou serviço no boca a boca.
Em tempos de avanço tecnológico em uma era de digitalização, as estratégias podem ser aplicadas em ambientes virtuais, se tornando motivo de conversa entre familiares e amigos de consumidores. Ou, até mesmo, gerar discussões em larga escala nas redes sociais.
A partir do momento que uma campanha de marketing faz com que os consumidores falem sobre os produtos e serviços de determinada marca, as empresas empregam o buzz marketing para aumentar a conscientização por meio de tráfego online, ampliando vendas e lucros.
Um exemplo de buzz marketing se mostra quando uma empresa promove um produto em um evento cultural ou esportivo, ou mesmo no dia a dia das pessoas.
Uma empresa de engenharia civil pode fazer isso no intervalo de um jogo de futebol, ou fazendo o envelopamento de um transporte público, como um ônibus ou uma estação de metrô.
Com propostas diversas, a ideia principal está em inserir a marca na rotina do consumidor para que esses possam experimentar os produtos e compartilhar as experiências por meio de conversas cotidianas, ou mesmo online, impactando essas pessoas e trazendo mais reconhecimento e divulgação para a marca – inclusive em ações mais baratas e criativas nas redes.
A reverberação por todos os cantos
O buzz marketing online também é uma forma de expandir uma campanha publicitária, e pode ser conduzida por embaixadores da marca, ou mesmo influenciadores digitais.
Esses são os primeiros a adotar os produtos, e se mostram ansiosos para compartilhar os pensamentos sobre o que possuem em mãos, dando início a conversas proativas sobre o que vai chegar ao mercado consumidor para atender a demanda em larga escala.
Mesmo se for necessário a contratação de uma empresa de necessaires personalizadas, esses influenciadores podem ser localizados, implementando uma ideia de proximidade com os consumidores que procuram por empresas especializadas.
Os influenciadores, normalmente, estabelecem a própria presença online, angariando os mais diversos seguidores, e por isso são considerados nomes importantes no meio digital, principalmente voltados para as redes sociais.
Nesse caso, eles introduzem hábitos e debates junto ao público, que se identifica e visa incluir algumas das rotinas e produtos em seu cotidiano também. Ou seja, o poder de influência sobre os seguidores é alto.
Associar uma marca a esse modelo de divulgação pode ser um risco calculado, para que as pessoas possam se identificar, por meio do influenciador digital, e compreender a dinâmica da empresa, os valores e a missão que possui como distribuidora de produtos e serviços.
Afinal, também é preciso encontrar um profissional alinhado aos valores da marca, auxiliando a ser reconhecida no nicho, que é semelhante.
Por isso é preciso entender que o buzz marketing para cursos profissionalizantes leva em consideração as opiniões dos influenciadores, pois elas são notadas com mais facilidade e podem ter um efeito positivo na conscientização e nas vendas dos bens de consumo.
Dentro do planejamento de marketing, a equipe de profissionais reúne esses influenciadores para criar o buzz, a reverberação necessária, sobre o que se está oferecendo para o mercado consumidor, conforme o nicho de atuação da marca e a relevância do influencer nessa segmentação.
Seguindo uma estratégia calculada, esses influenciadores podem ser personalidades e celebridades de renome, facilitando a credibilidade e a exposição instantânea de um produto ou serviço.
Saiba como funciona o buzz marketing
A propaganda dentro das redes sociais é um componente importante para o buzz marketing.
As principais plataformas voltadas para esse segmento reúnem bilhões de usuários, e é preciso fortalecer a presença nas redes, em meio aos concorrentes, para se manter competitivo e ter oportunidades de criar campanhas de buzz mais alinhadas e próximas do público.
Usando as mais diferentes redes sociais, além de blogs, sites, canais de vídeo e podcasts, é preciso enriquecer o conteúdo sobre centro de usinagem como princípio de pesquisa.
Por isso é preciso entender que as possibilidades que se apresentam utilizam as redes sociais são abrangentes, permitindo:
- Apresentar soluções;
- Reduzir e sanar dúvidas;
- Interagir com os consumidores;
- Promover produtos e serviços;
- Receber feedback dos clientes;
- Resolver problemas.
Cultivar um conjunto valoroso de conteúdo compartilhável e acumular muitos seguidores nas plataformas digitais em forma de rede social ajuda as empresas a obterem informações para leads, os clientes em potencial, e aqueles já existentes.
Essas abordagens também facilitam o diálogo em tempo real, fazendo com que os clientes se sintam valorizados e devidamente informados.
Características do buzz marketing
Caso uma empresa precise falar sobre placa energia solar, o buzz marketing é uma estratégia que permite uma abordagem diferente em relação ao conteúdo em si, indo além da propaganda tradicional – vista em massa em anúncios de rádio, TV ou mídia impressa.
Denominado tecnicamente como outbound marketing, as empresas que apelam para essa proposta de divulgação, tem como objetivo levar as mensagens para o maior número possível de pessoas, com a esperança de que algumas se interessem de uma maneira ou de outra.
Em se tratando de buzz marketing, a estratégia depende mais do poder das mensagens e como elas são percebidas pelas pessoas de forma individual, indo além das mensagens transmitidas, podendo receber valor de meme – por exemplo – e se tornando ainda mais viral e impactante (intensificando o sentido do nome dessa estratégia).
Aqui, os profissionais de marketing entendem que a propaganda boca a boca tem mais peso em se tratando dos consumidores. Isso porque é percebido como imparcial, vindo de pessoas em quem confia, e não simplesmente ou de forma direta de uma empresa.
A precisão e necessidade do elemento surpresa
Entre tantos desafios que o buzz marketing enfrenta, a manutenção do elemento surpresa como parte da estratégia da campanha publicitária é fundamental.
Quando um escritório contábil passa a interagir de maneira informal com construtoras e incorporadoras imobiliárias nas redes sociais, isso passa uma imagem de que está sendo empregado o buzz marketing.
Isso ocorre porque o interesse das empresas é o mesmo, ou seja, atrair consumidores que pesquisam sobre imóveis para compra ou locação, ou mesmo para investimento futuro.
À medida que os consumidores melhoram na identificação do buzz marketing, os profissionais de marketing devem passar a usar com moderação e, assim, ser preciso e eficaz dentro da proposta da campanha publicitária.
Esse desenvolvimento se assemelha às primeiras formas de marketing online, como anúncios pop-up e banners, que alguns públicos agora podem considerar irritantes.
No entanto, assim como o buzz marketing, essas ferramentas ainda cumprem um papel na comunicação e campanha publicitária. Ainda assim, devem ser utilizadas de forma criativa – para serem realmente eficazes.
De forma específica ao buzz marketing, as empresas correm o risco de não conseguir conectar as campanhas com a própria marca ou produto.
Simplesmente criar conteúdo sobre administração de condomínios em são paulo nem sempre vai fazer com que as pessoas falem de forma espontânea.
Por isso é importante criar uma identificação própria com os consumidores e trazer materiais mais diversos e criativos, reforçando essa identidade, como nesse caso em que se trata de B2B (Business To Business).
Assim, as empresas podem utilizar uma linguagem técnica, ou apelar para a criatividade e generalizar a divulgação, pensando nos nichos de mercado que pretendem se comunicar e quais os objetivos finais da marca.
Como sempre, e é importante reforçar, é preciso manter o foco e apelar para a criatividade e o bom senso.
2 dicas que ajudam na campanha de buzz marketing
Além de entrar em contato com influenciadores digitais e divulgar nas redes sociais, há duas dicas valiosas que podem ser implementadas em uma campanhas de buzz marketing.
1. Campanha PPC para agilizar o processo
Uma campanha PPC (Pay Per Click), ou “pague por clique”, ajuda a dimensionar o alcance da divulgação de forma ágil, permitindo que se exiba o buzz marketing para um público tão grande quanto o orçamento permite.
É possível optar por campanhas de reconhecimento de marca, considerando o uso de plataformas de anúncios gráficos de descoberta.
Isso ajuda a alcançar públicos-alvo dentro de um nicho específico, mesmo que eles nunca tenham ouvido falar da marca.
2. Lance programa de indicações
Se a ideia é chamar a atenção, de fato, para uma marca ou serviço, vale considerar um programa de indicação pelos próprios clientes.
Incentivos como descontos, brindes gratuitos, acesso a vendas exclusivas e até mesmo reconhecimento social podem motivar os clientes a contar aos amigos sobre a marca, transformando-os em embaixadores discretos da empresa.
Conclusão
O buzz marketing depende muito do engajamento dos consumidores para alcançar os resultados e ser efetivo. Por isso, é importante pensar em ações com potencial de compartilhamento e interação, conforme as estratégias e objetivos traçados.
Vale lembrar que essa é uma estratégia dinâmica, versátil, que deve se encaixar no momento certo, no lugar mais adequado possível. Isso vale para desde em segmentos como veterinário 24 horas até o setor industrial.
Se for necessário contratar uma consultoria para abrir empresa, que seja com parceiros empresariais para dar suporte e acompanhar todas as estratégias relacionadas ao planejamento desde o princípio.
O objetivo principal do buzz marketing é incentivar que os seguidores, embaixadores ou influenciadores falem sobre a marca, o conteúdo, os produtos e serviços, melhorando o reconhecimento e alcance.
Tendo uma empresa consolidada, um produto ou serviço reconhecido pelo mercado consumidor e uma mensagem de marketing inteligente, é possível gerar entusiasmo e validar a propaganda boca a boca em torno da marca.
Por fim, há duas questões importantes que devem ser levadas em consideração para o sucesso de uma campanha de buzz marketing.
A primeira questão é que se faz necessário começar com um grande apelo que envolva o público de uma forma geral.
A segunda questão trata da importância de colocar as estratégias subjacentes, e tão importantes quanto o buzz marketing, de forma correta, nos canais que seja possível reforçar a autoridade e ampliar ainda mais o alcance.
Quando se concentra nesses dois pilares, fica mais fácil compreender e valorizar o buzz marketing, permitindo que as campanhas ganhem força ao longo do tempo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.