Como planejar descontos e bonificações no seu negócio.
Como planejar descontos e bonificações no seu negócio. Material auxilia no desenvolvimento do planejamento de promoções de vendas para estimular o consumidor a adquirir determinado bem ou serviço de sua empresa.Documento produzido pelo Sebrae oferece ao empreendedor informações básicas que proporcionem à empresa um aumento das vendas, sem prejuízos ou perda da competitividade, a partir… Continuar lendo Como planejar descontos e bonificações no seu negócio.
Como planejar descontos e bonificações no seu negócio.
Material auxilia no desenvolvimento do planejamento de promoções de vendas para estimular o consumidor a adquirir determinado bem ou serviço de sua empresa.
Documento produzido pelo Sebrae oferece ao empreendedor informações básicas que proporcionem à empresa um aumento das vendas, sem prejuízos ou perda da competitividade, a partir de ferramentas (descontos, amostras, brindes, sorteios, cupons etc), que irão incentivar o cliente a consumir determinado bem ou serviço oferecido.
As promoções estimulam o consumo a partir do momento em que geram valor para o cliente.
O planejamento de promoções deve ser elaborado considerando-se os seguintes fatores:
Relação custo / benefício: antes de determinar qual ferramenta de promoção sua empresa irá utilizar, é preciso avaliar a relação custo / benefício de cada uma delas;
Mercado em que a empresa atua: a ferramenta de promoção deve ser adequada ao ramo de atividade no qual a empresa está inserida;
Objetivos: a ferramenta de promoção a ser utilizada deve ser estabelecida de acordo com o resultado que desejo alcançar, mesmo que todas (as ferramentas), no final das contas, tenham o mesmo propósito: o aumento das vendas;
Período de duração: a promoção deve ter sempre data de início e término determinados com antecedência;
Tema: sempre que possível deve-se criar um tema para a promoção, como forma de facilitar a comunicação com o mercado, fixando a imagem na memória do cliente;
Estoques: preparar os estoques, no caso de comércio e indústria, é fundamental para não se correr risco de faltas ao longo do período promocional;
Programação de entregas: estabelecer, com fornecedores, uma programação de entregas para o período que propicie a manutenção da ação, sem riscos de ruptura;
Estimativa de Vendas: defina as quantidades a serem vendidas ao longo do período promocional;
Comunicação com o mercado: tanto melhor será o resultado da promoção quanto mais eficaz for a comunicação com o mercado.