Como se preparar para abrir uma loja virtual
Como se preparar para abrir uma loja virtual Apesar de parecer algo fácil, abrir uma empresa online é mais complicado do que parece. Alguns empreendedores acabam fracassando em detalhes e aspectos simples do negócio, logo no início.São aspectos que envolvem desde a preparação para a jornada na qual você está prestes a encarar e a… Continuar lendo Como se preparar para abrir uma loja virtual
Como se preparar para abrir uma loja virtual
Apesar de parecer algo fácil, abrir uma empresa online é mais complicado do que parece. Alguns empreendedores acabam fracassando em detalhes e aspectos simples do negócio, logo no início.
São aspectos que envolvem desde a preparação para a jornada na qual você está prestes a encarar e a energia que você gasta com algumas coisas sem necessidade.
Para aumentar suas chances de sucesso, leia estas dicas compiladas no trabalho que tenho feito com a startup Mandaê, que ajuda muitos empreendedores na parte de logística na hora de começar um e-commerce.
Tenha um plano de ataque
Você não precisa ter um plano de negócios formal, mas ainda assim precisa de um mapa. Parece uma coisa chata, quase como lição de casa, mas não precisa seguir um modelo formal e extenso. Pense apenas que você precisa colocar num papel algumas informações importantes sobre sua empresa: o que ela irá oferecerá, quem são seus clientes, como vocês irá alcançá-los, seus objetivos para o primeiro ano e até quanto dinheiro você tem para realizar isso.
Não gaste energia com coisas pequenas
Sua primeira preocupação deve ser tirar sua ideia do papel e chegar a um ponto em que ela esteja funcionando bem, como colocar sua loja virtual logo no ar. Muitos empreendedores ficam preocupados com detalhes tão minúsculos, que se esquecem do que é realmente necessário para avançar com seu negócio online.
Preocupe-se com o dinheiro
Seja otimista, mas não seja descuidado. Por mais que seu negócio tenha potencial de fazer toneladas de dinheiro, você precisa de uma segurança financeira para começar. Muitos empreendedores se desesperam para encontrar investimentos e crédito porque percebem que não se preparam corretamente nesta área antes de começar.
Valorize seu trabalho
Valorize sua empresa! Lembre-se que você precisa sustentar seu novo negócio, portanto não coloque preços abaixo do necessário para você continuar crescendo.
Atenda bem o cliente
Não há universo mais apressado do que o virtual. Portanto sua empresa online precisa de um SAC ágil e pronto para atender às necessidades de seus clientes. Lembre-se também de monitorar reclamações em redes sociais e sites como Reclame Aqui.
Não ofereça tudo de graça
Oferecer seus produtos ou serviços de graça para conquistar mais clientes no começo pode ser algo tentador, mas a conversão dessas aquisições, principalmente para quem trabalha com serviços, pode ser muito mais difícil no futuro.
Não seja arroz de rede social
Faça uma análise das mídias sociais em que você deve inserir sua marca em vez de sair investindo em todas. Os resultados serão maiores se você se concentrar naquelas com maior potencial no começo.
Tome tempo para selecionar sua equipe
Na pressa de colocar seu negócio no ar, muitos empreendedores acabam contratando novos funcionários sem avaliar se eles são realmente adequados para cada posição. Lembre-se de encontrar as pessoas certas para cada uma das posições disponíveis dentro da sua empresa.
Dedique-se
Algumas vezes, no começo, você terá de fazer sacrifícios para fazer sua empresa ir para frente. Não se esforçar para que isso aconteça poderá significar o fracasso de tudo.
Construa seu website com o SEO em mente
O SEO (Search Engine Optimization) é algo importante para todos os sites, incluindo lojas virtuais. Muitos dos seus novos consumidores irão aparecer no seu e-commerce por meio de portais de pesquisa como Google ou Bing. Por isso você precisa tomar alguns cuidados, como colocar todas as páginas principais guiadas por palavras-chaves e URLs que sejam otimizadas para busca. Seus produtos também se beneficiarão se forem cadastrados com tags específicas.
Disponibilize um sistema de pesquisa e filtros
Se encontrar o site é importante, encontrar o produto exato é ainda mais importante, portanto construa uma loja virtual que possua um sistema de pesquisa interno eficiente, assim como filtros – por preço, marca, tamanho, data de lançamento, cor – que facilite ainda mais a busca dos clientes. Isso fará com que eles comprem e retornem mais.
Tire vantagem das redes sociais
Elas estão aí e funcionam como um dos principais referenciais para os clientes chegarem a sua loja virtual. Crie perfis nas redes que seus clientes ou clientes potenciais usam e as use de forma a propagar sua marca de forma valiosa. Divulgue conteúdo que possa interessá-los, críticas de seus usuários, mudanças no seu serviço e, claro, promoções.
Invista em anúncios pagos<
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Muitas redes sociais e o próprio Google oferecem opções de anúncios pagos que podem ajudar a encontrar novos consumidores logo no começo ou até mesmo atingir aqueles públicos novos para diversificar. Lembre-se que se você estiver começando e o orçamento ainda for pequeno, precisa usar essa alternativa com parcimônia e se atentando para o direcionamento que dará para cada anúncio.
Fonte: EcommerceBrasil