E você, já criou a sua audiência?
E você, já criou a sua audiência? Nesses tempos em que o CPC está altíssimo, nunca se falou tanto em marketing de conteúdo (“inbound marketing”, para os chiques), que aliás virou mais um dos clichês do mercado de e-commerce. Mas a realidade é que as empresas precisam diminuir a dependência de anúncios pagos, pois, com… Continuar lendo E você, já criou a sua audiência?
E você, já criou a sua audiência?
Nesses tempos em que o CPC está altíssimo, nunca se falou tanto em marketing de conteúdo (“inbound marketing”, para os chiques), que aliás virou mais um dos clichês do mercado de e-commerce. Mas a realidade é que as empresas precisam diminuir a dependência de anúncios pagos, pois, com a quantidade de concorrentes aumentando, o valor do clique sobe exponencialmente e a conta fica cada vez mais difícil de fechar. Um valor desejável é que o marketing baseado em CPC represente de 20% a 30% das suas vendas. O restante deve vir de clientes recorrentes, tráfego orgânico ou direto.
Mas como diminuir a dependência do CPC e ainda conseguir enfrentar a concorrência? Um dos métodos é criar a sua própria audiência por meio do marketing de conteúdo. Apesar de saber disso, a maioria das empresas não faz nada a respeito, ou pelo menos não faz da maneira correta. Quando você trabalha o marketing de conteúdo, deve oferecer conteúdo gratuito às pessoas, então suas publicações devem ser as mais neutras possíveis, quase sem jabá, para não perder a credibilidade.
Se as pessoas perceberem que você está fazendo propaganda pura no seu conteúdo, não irão voltar aos seus canais. O que deve ser feito na prática? Vamos supor que você tenha uma loja de raquetes e artigos esportivos voltados para modalidade esportiva tênis. Nesse caso, você poderá:
• Criar um canal no YouTube em parceria com algum professor de tênis, com dicas de saques, treinos, estratégias para campeonatos. Nesse caso, os vídeos não devem ser muito longos e cansativos;
• Montar um blog com dicas de modelos de raquetes, bolinhas, entrevistas com tenistas famosos;
• Convidar professores, técnicos e jogadores para a realização de webinars uma vez por mês, com temas variados relacionados ao mundo do tênis;
• Escrever um e-book com dicas dos primeiros passos para quem quer iniciar no esporte;
• Fazer infográficos com algumas curiosidades, recordes e outros fatos interessantes;
• Criar podcasts durante alguns torneios de grandslam para comentar partidas.
Esses são apenas exemplos, mas poderiam se aplicar para diversos segmentos. O importante é que o conteúdo criado seja próprio (sem Ctrl+C e Ctrl+V) e tenha um cronograma de atualizações bem definido. Uma agência de marketing digital pode auxiliar nesse processo.
Como atrair essa audiência?
Ok, tudo perfeito, é só colocar o canal no YouTube e a audiência virá de forma garantida, certo? Errado! Somente produzir conteúdo não é o suficiente, já que
para ter uma grande quantidade de acessos orgânicos do Google leva tempo. Então, o que fazer?
Parece contraditório, mas nesse caso um truque é utilizar o CPC (Adwords, Facebook Ads, Outbrain, Taboola, Criteo etc.) para atrair os visitantes. É importante lembrar que o custo para trazer um leitor para um conteúdo seu é infinitamente menor do que uma pessoa que vá fazer uma compra imediata. Outra coisa interessante é que, ao pagar para atrair um visitante para suas mídias de conteúdo, você vai fazer com que essa mesma pessoa retorne dezenas ou centenas de vezes para ler seus artigos e outros conteúdos.
E aí que a mágica acontece – você acabou de criar um seguidor, que, em conjunto com outros seguidores, fará parte da sua audiência. Perante a sua audiência, sua marca criou uma autoridade. Quando um desses seguidores precisar comprar uma raquete nova, usando o exemplo, irá pelo menos consultar o seu e-commerce.
E caso a experiência de navegação da sua loja, seu atendimento e seus preços forem bacanas, a chance de converter a venda é muito grande, pois o visitante terá a certeza de comprar com quem realmente entende do assunto.
Lembre-se: o seu conteúdo deve educar, inspirar ou entreter a audiência, não basta apenas criar e publicar. Veja a quantidade de canais que temos na TV fechada,
e quantos blogs e sites temos espalhados pela Internet, competindo pela atenção das pessoas. O mesmo vale para o seu público – ele precisa realmente se interessar e ter motivos para voltar.
Exemplos que vêm de fora
Para citar um exemplo de uma empresa que trabalha bem o marketing de conteúdo, temos a Home Depot. A gigante de materiais de construção dos EUA possui um canal no YouTube igualmente gigante, com mais de 38 milhões de visualizações e 84.000 inscritos. O canal possui vídeos variados, a maioria no estilo “faça você mesmo”, com dicas que explicam como fazer jardinagem, trocar o sifão da pia, dicas de decoração, como colocar o piso etc.
Imagine a quantidade de vendas reais que eles fizeram através dessas 38 milhões de visualizações! E o seu e-commerce, já começou a criar a própria audiência
ou ainda está dependendo 100% de anúncios
pagos?
Fonte: EcommerceBrasil