Ecommerce atingirá US$ 100 bi na América Latina
Ecommerce atingirá US$ 100 bi na América Latina Estudo patrocinado pelo PayPal pesquisou as tendências do consumo digital com cerca de 1800 internautas das classes A e B em seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru), constatando um crescimento acelerado do e-commerce na região. Promovido pela IDC, o levantamento estimou… Continuar lendo Ecommerce atingirá US$ 100 bi na América Latina
Ecommerce atingirá US$ 100 bi na América Latina
Estudo patrocinado pelo PayPal pesquisou as tendências do consumo digital com cerca de 1800 internautas das classes A e B em seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru), constatando um crescimento acelerado do e-commerce na região. Promovido pela IDC, o levantamento estimou a movimentação do setor em mais de US$ 100 bilhões em 2018 – equivalente a um aumento de 177% frente a 2014.
O Brasil constitui o principal mercado da região, concentra a metade do valor de e-commerce e possui os consumidores que mais compram em termos de frequência, volume e valor, enquanto o México lidera o número de pessoas com consumo superior a US$ 10 mil no último ano e que esperam manter a média de gasto para 2015.
A Colômbia é o país com a maior projeção de crescimento das seis economias para 2018, com a maior taxa de aumento de internautas, de compradores online e de valor de mercado, bem como o maior crescimento em gastos online por usuário, com 21%.
Já o Chile apresenta os índices mais altos de acesso à internet na região, ao passo em que os argentinos apresentam uma tendência maior de consumirem em lojas de seu próprio país e os internautas do Peru são os consumidores mais abertos a mudar sua percepção com relação ao e-commerce e suas formas de pagamento.
“A América Latina se torna um mercado cada vez mais importante com relação ao comércio eletrônico, devido aos benefícios obtidos pelos consumidores com as compras online, a uma maior conectividade e a um aumento na confiança sobre os métodos de pagamento”, comenta Mario Mello, diretor geral do PayPal para a América Latina,
Espera-se que os atuais consumidores sejam compradores online maduros daqui a poucos anos, contribuindo para o crescimento do mercado. Dentre os latino-americanos consultados no estudo, um terço comprou na internet em 2012, valor que crescerá pela metade até 2018. Estima-se que até lá, 60% da população da América Latina esteja conectada, sendo o Chile o país com a maior penetração (71%), seguido pela Argentina (68%) e Colômbia (66%).
As projeções para daqui a dois anos também sinalizam para Brasil, México e Chile como os países que mais gastarão online, onde o consumo médio dos compradores foi de US$ 413 ante os US$ 1500 dos consumidores com maior poder aquisitivo. Dentre as classes mais altas, a expectativa é que o gasto exceda os US$ 2300, superando a média de gasto online dos norte-americanos em 2014 (US$ 1980).
Os consumidores dos Estados Unidos têm crescimento projetado para suas compras de 3%, ao passo em que a Colômbia deve registrar uma taxa de 83%, seguida pelos 30% de México e Brasil, 25% do Peru, 22% do Chile e 19% da Argentina.
Os latino-americanos expressaram preferência pela compra online por representar uma boa alternativa para aquisições pessoais, que oferece acesso a uma maior oferta de produtos e formas de pagamento. Os entrevistados indicaram os laptops como principal meio para o e-commerce. Os mexicanos lideram as compras feitas com smartphones. Já quatro em cada dez colombianos preferem os tablets.
Fonte: eshowmagazine