Infraestrutura é o ponto chave para o seu e-commerce
Infraestrutura é o ponto chave para o seu e-commerce Depois de altos investimentos para criar um e-commerce, vem o ponto mais delicado: a infraestrutura. Durante um bom tempo, os empresários têm que pensar em plano de negócios, contratação de equipe, implantação de negócio – e todo o marketing e branding que isso envolve. Numa operação… Continuar lendo Infraestrutura é o ponto chave para o seu e-commerce
Infraestrutura é o ponto chave para o seu e-commerce
Depois de altos investimentos para criar um e-commerce, vem o ponto mais delicado: a infraestrutura. Durante um bom tempo, os empresários têm que pensar em plano de negócios, contratação de equipe, implantação de negócio – e todo o marketing e branding que isso envolve. Numa operação de médio porte, estas operações significam quatro a seis meses.
Na hora de colocar tudo no ar vem a grande questão: tecnologia. O ponto central aqui é dimensionar servidores, conectividade e links de forma a aperfeiçoar o carregamento do seu site. Sim, se você não tiver servidores robustos prontos para entrar em ação e uma infraestrutura muito bem dimensionada, seu site vai demorar para carregar – e o brasileiro, como já dissemos no nosso blog, tem paciência que dura três segundos.
É importante escolher muito bem o seu datacenter. Equipamentos de qualidade, capacidade de continuar a funcionar mesmo se acontecer um blackout, equipe dedicada, backups dos bancos de dados, servidores e links redundantes. Além disso, é importante construir um plano de recuperação de desastres. Hoje, ninguém tem que ficar fora do ar por mais de alguns minutos (ou segundos, a depender dos investimentos) se planejar com detalhes todos estes pontos.
Acredito que o mais importante, sempre, é a redundância. Ao longo dos meus mais de 15 anos de carreira, produzir redundância sempre evitou dores de cabeça. Tudo o que faço tem redundância: dos serviços físicos aos ambientes de desenvolvimento.
E, sim, a regra é: quem tem um backup não tem nenhum. O mesmo vale para todos os outros itens importantes na lista de infraestrutura. E todos os profissionais que trabalham na equipe têm estes mesmos conceitos, para garantir que as nossas soluções funcionem bem.
Esta infraestrutura não fica completa se você não tiver um monitoramento 24×7. Sim, em tecnologia todos os horários contam, tudo é monitorado. Sempre que algum problema acontece, o meu celular avisa. Com todas estas providências, o resultado prático é numérico: o serviço está disponível 99,9% do tempo. E também consegue atender a picos durante a Black Friday e outros eventos importantes sem grande estresse.
Fonte: EcommerceBrasil