O Instagram como plataforma de conteúdo
Você já pensou no Instagram como plataforma de conteúdo? Já não é de hoje que o Instagram tem se tornado uma opção muito visada para ter alcance e engajamento do público. Os vários recursos relacionados ao Reels, IGTV para postagem de vídeos, bem como os recursos nas próprias imagens, transformaram a plataforma em mais do… Continuar lendo O Instagram como plataforma de conteúdo
Você já pensou no Instagram como plataforma de conteúdo? Já não é de hoje que o Instagram tem se tornado uma opção muito visada para ter alcance e engajamento do público. Os vários recursos relacionados ao Reels, IGTV para postagem de vídeos, bem como os recursos nas próprias imagens, transformaram a plataforma em mais do que um divulgador de fotos.
Hoje, ele é uma ferramenta completa para produtores de conteúdo que desejam manter unicamente na plataforma. E não estamos falando necessariamente dos conhecidos Digital Influencers, que também possuem seu papel de importância no Instagram: o que falamos aqui é sobre sua marca usar essa rede social como uma forma de promover conteúdo de qualidade;.
A ideia deste artigo é te mostrar como o Instagram pode ser mais versátil do que imagina, que pode funcionar como base para seus trabalhos de forma ainda mais eficiente que o Facebook e o Youtube, para citar alguns exemplos.
O Instagram como plataforma de conteúdo
Nos últimos anos, o Instagram precisou se reinventar algumas vezes para garantir o interesse do público, o que não é sem motivo. A quantidade de ideias e apps interessantes, que se mostraram como concorrentes em potencial da plataforma, pediram por novidades, que foram muito bem atendidas.
Quem não lembra, por exemplo, do Snapchat, com uma proposta que mais tarde viria a se tornar os Stories no Insta? Ou mais recentemente, o Reels e o IGTV como respostas diretas de vídeo para concorrentes como o Youtube e o Tiktok?
O fato é que, mais do que responder à altura, essas ferramentas todas em um único lugar deu aos produtores de conteúdo todas as opções para expandir as possibilidades de conteúdos e criatividade que apenas fotos e vídeos curtos não seriam possíveis.
O que vemos hoje é influencers e produtores de conteúdos, dos mais variados nichos e propostas, utilizando o Instagram como uma plataforma de produção de conteúdo não muito diferente de um Youtube quando o assunto são vídeos, ou mesmo como blogpost.
É aqui que a sua empresa pode agir de forma eficiente, ao entregar autoridade, produtos de valor, e propostas que garantem uma fonte de tráfego muito interessante para o público.
Exemplos de ações de conteúdo para pequenas e médias empresas
Antes de mais nada, precisamos estabelecer uma diferença muito importante para quem deseja usar o Instagram como base para engajamento de público e entrega de tráfego para sua página principal.
O Instagram profissional possui dois usos principais, definidos pelo dono da conta quando este deseja usá-la de forma mais profissional.
- Instagram para Negócios
- Instagram para Produtores
Enquanto o primeiro pode ser mais interessante para vendedores e donos de e-commerces, que estão mais focados em vender e divulgar seus produtos, o segundo apresenta uma variedade de recursos focadas para conteúdos originais.
Essa diferenciação implica em pontos muito importantes ao trabalhar sua conta. Vejamos em mais detalhes.
Instagram para Negócios
Aqui, estão disponíveis recursos relacionados a compra e venda online, recentemente implementadas no Brasil e no mundo, permitindo que os vendedores possam pagar e receber valores no próprio Instagram.
Além dos recursos mais técnicos, a plataforma também possui meios eficientes para divulgação dos produtos, como o carrossel de imagens, em que um único post oferece uma variedade de imagens; stories que apresentam ofertas e promoções; lives por meio de IGTV, entre outros exemplos.
Instagram para produtores
Para os produtores, existe uma variedade ainda maior de recursos como músicas, variedade audiovisual que garante uma qualidade de conteúdo mais atrativa para um público casual.
A ideia do Instagram como plataforma de conteúdo aqui não é muito diferente de um blog, um canal de vídeos no youtube ou site mais casuais: seu foco está na versatilidade de conteúdo, dos informativos aos inspiradores, divertidos e únicos.
Para ambos os tipos de abordagem, existem dois pontos relevantes. O primeiro é a disponibilidade desses recursos: quando se utiliza o Instagram profissional, alguns desses recursos estão bloqueados até que alguns requisitos sejam atendidos. O segundo é quanto a postura dos produtores: não misture sua vida pessoal com a profissional.
Embora seja interessante e muito importante que a sua plataforma tenha um rosto, uma figura que mostra o perfil de maneira clara, é fundamental que a vida pessoal do profissional seja melhor destacada em um perfil particular. Assim, o público saberá o que encontrar em ambos, e como interagir de maneira mais eficiente. E seus gestores também.
Então, que tal investir em qualidade para seu Instagram como plataforma de conteúdo? Para esses fins, ter uma agência de marketing digital que possui as expertises necessárias para a produção de conteúdo criativo e original é muito importante.
A SinalizeWeb está aqui para mostrar, na prática, como sua empresa pode aumentar sua presença nos meios online. Marque sua reunião conosco!