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Natal: que comecem os preparativos!

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Natal: que comecem os preparativos!

Natal: que comecem os preparativos!

Natal: que comecem os preparativos! O Natal é uma das principais datas comemorativas não apenas no Brasil mas em todo o mundo. E graças à tradição de presentear pessoas queridas nessa época, torna-se também uma excelente oportunidade para ganhar visibilidade e gerar vendas.Com as festas natalinas à vista, você já pode começar a preparar o… Continuar lendo Natal: que comecem os preparativos!

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Natal: que comecem os preparativos!

O Natal é uma das principais datas comemorativas não apenas no Brasil mas em todo o mundo. E graças à tradição de presentear pessoas queridas nessa época, torna-se também uma excelente oportunidade para ganhar visibilidade e gerar vendas.

Com as festas natalinas à vista, você já pode começar a preparar o seu e-commerce através de estratégias online e offline para direcionar suas campanhas e promover seus produtos. Confira algumas sugestões:

– Otimize a sua estrutura

Comecemos pelo básico: a própria loja virtual. Você não deseja que as pessoas desistam de comprar por não se adaptarem ao seu site, certo? Antes de gerar visitas e vendas, é preciso certificar-se de que sua página conta com todos os recursos necessários para receber bem os potenciais clientes.

Questão fundamental: sua plataforma está preparada para o pico de tráfego? Vale a pena entrar em contato com a sua equipe de suporte (seus desenvolvedores ou consultores, caso conte com um serviço oferecido por terceiros) para discutir as possibilidades de capacitar melhor os servidores.

Outro ponto crucial é o checkout. Com a agitação típica da época, o ideal é que a compra pelo seu e-commerce seja o mais eficiente e simples possível. Analise se os passos de compra são claros e intuitivos, se o layout colabora para uma boa experiência via desktop e mobile e se os dados estão visíveis e precisos.

Uma boa ideia é convidar um conhecido a navegar pelo seu site e fazer uma compra de teste, observando como ele interage com as funcionalidades, suas dificuldades e dúvidas.

– Crie sua própria celebração

Com a estrutura preparada, chega a hora de elaborar um “ambiente natalino”. Considerando o conceito da sua marca, defina de que maneira o seu e-commerce irá participar das festas de Natal – ou seja, qual será o seu posicionamento de marketing.
Você pode começar pela identidade visual: que tal criar uma versão especial do seu logo, incluir um banner ou adicionar uma pequena mensagem no rodapé? Decore a sua loja virtual da mesma maneira que faria com uma loja física, transformando pequenos detalhes para que remetam à data.

É interessante também personalizar suas embalagens: com base em seu volume mensal de vendas, produza pacotes ou mesmo adesivos diferenciados. Caso seja mais viável, incluir um cartão com desejos de boas festas já pode ser suficiente para demonstrar atenção e consideração pelo seu consumidor.

E não se esqueça das suas redes sociais! Atualize suas imagens e textos para que acompanhem a abordagem do seu site: crie capas comemorativas e faça chamadas que convidem as pessoas a conhecerem seu e-commerce. Por que não fazer sugestões de presentes para amigos e familiares a partir dos seus produtos?

– “Presenteie” seu público

Por fim, chegamos talvez ao principal ponto responsável pelas conversões: os benefícios que a sua loja virtual oferecerá aos clientes. Afinal, não basta se preparar visual e estruturalmente sem contar com algo que seja diretamente vantajoso para o seu consumidor. Há dois elementos bastante certeiros para essa estratégia: o preço dos produtos e do frete.

O primeiro deles é sem dúvida o de maior destaque. Você pode oferecer descontos em produtos pontuais, como os mais populares ou de maior estoque, ou progressivamente em toda a loja (10% em uma categoria, 30% em outra e assim por diante). Outra possibilidade é disponibilizar cupons de desconto via e-mail ou redes sociais para que sejam utilizados nos itens que o cliente preferir.

Aproveitando as confraternizações de final de ano, pode ser interessante também criar conjuntos de produtos e vendê-los por preços inferiores à soma dos valores individuais. Defina tipos de clientes específicos e agrupe opções que se complementam, como “kit para mães de primeira viagem” ou “pacote completo do torcedor de time X”, por exemplo. Seja criativo e pense no que você gostaria de ganhar.

O segundo grande incentivo para as compras é a redução do preço do frete. Converse com sua empresa parceira sobre a possibilidade de arcar com uma parte dos custos para cada região, afim de diminuir o valor final e facilitar a situação do seu cliente. Caso seja possível oferecer frete grátis em toda a loja ou em determinados produtos, melhor ainda.

Tudo certo?

“Com ações simples mas bem direcionadas, seu negócio terá muito mais chances de atrair e conquistar consumidores no Natal – para conhecer mais estratégias, você pode conferir este e-book gratuito sobre o tema ou este vídeo. Não se esqueça também de preparar seus canais de atendimento para a demanda. Mãos à obra e boas vendas!”

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Fonte: EcommerceBrasil

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