Vendas no digital cresce 7,8% ante queda de 4,6% no físico
Vendas no digital cresce 7,8% ante queda de 4,6% no físico As vendas online foram um dos poucos pontos positivos no varejo brasileiro durante o último mês de maio, de acordo com o SpendingPulse, relatório mensal sobre o varejo da MasterCard. O levantamento apontou que o e-commerce cresceu 7,4% sobre maio do ano passado. Em… Continuar lendo Vendas no digital cresce 7,8% ante queda de 4,6% no físico
Vendas no digital cresce 7,8% ante queda de 4,6% no físico
As vendas online foram um dos poucos pontos positivos no varejo brasileiro durante o último mês de maio, de acordo com o SpendingPulse, relatório mensal sobre o varejo da MasterCard. O levantamento apontou que o e-commerce cresceu 7,4% sobre maio do ano passado. Em contraste a esse cenário, as vendas totais do varejo (excluindo automóveis e materiais de construção) caíram 4.6% em relação ao ano passado, puxando a média dos últimos três meses para uma queda de 0,9%, percentual abaixo do primeiro trimestre deste ano, que foi de 0,1%.
“Mesmo com o Dia das Mães, que é a segunda data comercial mais importante do Brasil, as vendas não conseguiram sair do seu atual ritmo de queda”, afirma Kamalesh Rao, diretor de Pesquisa Econômica da MasterCard Advisors.
O relatório ainda mostrou que quatro dos sete setores tiveram um desempenho acima do indicador de vendas totais: produtos farmacêuticos, artigos pessoais e domésticos, materiais de construção e vestuário. Combustíveis, supermercados e móveis e eletrônicos apresentaram desempenho abaixo das vendas totais.
Enquanto isso, as vendas online de móveis e vestuário cresceram acima das vendas totais de e-commerce, enquanto eletrônicos, produtos farmacêuticos e hobby & livraria mostraram um crescimento inferior ao registrado pelo setor.
Rao acrescentou que “a fraca confiança do consumidor, somada ao crescimento da taxa de desemprego, inflação alta e o aumento do comprometimento da renda das famílias apontam para um ambiente hostil para as vendas no Brasil. Sem uma melhora do ambiente econômico, será difícil a retomada nas vendas do varejo num futuro próximo”, analisa.
Fonte: Next commerce