Você sabe o que é um MVP (produto mínimo viável)?
Você sabe o que é um MVP (produto mínimo viável)? MVP é a sigla para Minimum Viable Product, isto é, Produto Mínimo Viável. O MVP é uma versão protótipo de um produto que serve para testar o modelo de negócios de uma empresa.Quando você tem uma ideia de um tipo de negócio, você tem basicamente… Continuar lendo Você sabe o que é um MVP (produto mínimo viável)?
Você sabe o que é um MVP (produto mínimo viável)?
MVP é a sigla para Minimum Viable Product, isto é, Produto Mínimo Viável. O MVP é uma versão protótipo de um produto que serve para testar o modelo de negócios de uma empresa.
Quando você tem uma ideia de um tipo de negócio, você tem basicamente duas opções:
Ou você passa meses projetando e investindo dinheiro para algo mais concreto ou você constrói uma versão bem simples para entrar logo no mercado e começar a aprender o quanto antes sobre o seu produto. Esta segunda opção é o que chamamos de MVP: um produto que contém somente as partes mais centrais e objetivas do projeto e que deve ser feito com a maior velocidade, menor esforço e menor custo possível.
O primeiro passo é definir a sua proposta de valor, isto é, o que você quer solucionar com o seu produto e qual nicho de mercado você quer atingir. A partir daí você deve identificar quais são as características mínimas que o seu produto deve ter para entregar a proposta de valor.
Uma vez que você constrói o seu MVP, você precisa encontrar personas disposta a pagar pela primeira versão e te ajudar fornecendo feedback sobre o seu produto para crescer e se tornar um produto completo.
É normal que um MVP contenha erros ou Bugs. Na verdade, é para isso que ele serve: Um ótimo protótipo para identificar os problemas do seu modelo de negócios. Essas descobertas podem inclusive indicar a necessidade de pivotar ou de reavaliar a ideia. Por isso que muitas vezes o MVP não é algo aberto ao público, e sim algo fechado para apenas alguns usuários convidados.
MVP de um produto não é simplesmente o mínimo do mínimo, ele deve ser o mínimo viável. Ele deve ser a versão mais enxugada possível do seu produto, mas ainda assim deve representar a sua proposta de valor e um despertar de interesse. É comum o mercado achar que o MVP é sempre barato ou rápido de se implementar, mas isso não é verdade. Às vezes implementar o mínimo necessário pode ser custoso. Tudo depende da sua proposta de valor para o mercado.
Fonte: EcommerceBrasil