Não temos como negar que a mídia digital, com a impulsão da inteligência artificial, já faz parte do nosso dia a dia. Afinal, é difícil encontrar hoje quem não tenha pelo menos uma rede social. Já a IA está presente nas plataformas de streaming, nos aplicativos de conversa, enfim. Assim sendo, quem quer divulgar algo pode se perguntar se ainda vale a pena investir em propagandas na TV.
Com a facilidade de se gerar materiais publicitários e publicá-los na Internet até por conta própria, será que a TV ainda é um bom canal para se propagar produtos e serviços? É o que vamos discutir hoje ao longo desse artigo. Então, leia até o final para tirar suas próprias conclusões.
Afinal, qual o sentido de ainda investir em propagandas na TV?
Antes de mais nada, temos que salientar que, apesar do advento das mídias digitais, a TV linear ainda reina soberana como fonte de entretenimento audiovisual no Brasil. Segundo dados da Kantar Ibope Media, 99,2% dos lares brasileiros assistem TV. Aliás, a média de horas assistidas, apontada pela mesma empresa, é de mais de 5 horas por dia.
Outro dado interessante da Kantar é que 54% dos brasileiros “afirmam que acham que a propaganda na televisão é interessante e proporciona assunto para conversa”.
Portanto, mesmo que a expansão da Internet seja algo palpável e, sim, seja preciso acompanhar essa evolução, as propagandas na TV ainda são um bom investimento por diversos motivos.
Alcance e cobertura
Conforme as pesquisas que vimos, mesmo com o crescimento da Internet e das plataformas de streaming, a televisão continua sendo uma das principais fontes de entretenimento e informação para a maior parte da população.
Milhões de pessoas assistem todos os dias jornais, novelas, programas de auditório e esportes. Isso ainda torna a TV um meio de comunicação de massa com um impacto muito grande. Diferente das redes sociais, onde o consumo de conteúdo é bem segmentado, a televisão consegue alcançar os diversos perfis de audiência ao mesmo tempo, ou seja, tem um alcance amplo e consistente.
Um dos grandes diferenciais da publicidade na tv é justamente aquela capacidade de alcançar públicos que, muitas vezes, não estão tão presentes no digital. Idosos, crianças e pessoas de baixa renda, por exemplo, ainda veem TV aberta em grande escala. Além disso, em regiões onde o acesso à Internet é pior, a TV continua como uma fonte muito confiável de informação.
Dessa forma, é fácil ver que a TV continua tendo a sua importância, oferecendo às empresas um bom canal para impactar várias camadas da sociedade de maneira adequada. Isso, mesmo nos dias de hoje.
Confiança e credibilidade
As propagandas na TV também são reconhecidas por sua credibilidade e confiança junto ao público. De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, na América Latina, 57% da população confia nos anúncios que passam na TV. Aliás, o Brasil e a Argentina são destaques, sendo os países com maior índice de confiança nesse meio.
Essa percepção de confiabilidade está diretamente ligada à natureza da televisão como meio de comunicação tradicional e bem regulamentado. Isso transmite segurança aos telespectadores. Sem contar que a TV se associa a conteúdos de qualidade e a uma curadoria editorial que assegura a veracidade das informações apresentadas.
Consequentemente, marcas que anunciam na televisão são vistas como mais estabelecidas e respeitáveis. A presença em canais de TV transmite uma imagem de solidez e do compromisso com o público, digamos assim, o que é ótimo para a reputação da marca. Essa associação positiva pode influenciar as decisões de compra dos consumidores, que tendem a confiar mais em produtos e serviços que eles veem em propagandas na TV.
Impacto emocional no público é mais uma razão para investir em propagandas na TV
As propagandas na TV têm uma capacidade de evocar emoções mais intensas do que os anúncios online. Isso acontece principalmente porque a TV junta os elementos visuais, sonoros e narrativos, imergindo o telespectador.
Quando uma marca transmite uma mensagem por meio de uma campanha bem elaborada na televisão, ela não está apenas oferecendo um produto ou serviço, mas criando uma história que ressoa emocionalmente com os telespectadores. Se pararmos para pensar, quantas propagandas antigas não lembramos de cor? É bem provável que todas as pessoas se lembrem de pelo menos uma, em detalhes! E com certeza se lembram da marca atrelada a essa propaganda.
Essa conexão emocional fortalece a fidelidade à marca, pois os consumidores tendem a se lembrar e escolher marcas com as quais compartilham uma relação emocional.
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Complementaridade com a publicidade digital
As propagandas na TV não precisam ser vistas como alternativas à publicidade digital, mas sim como aliadas. Afinal, quando usamos a combinação, as campanhas publicitárias na TV e online podem melhorar demais uma estratégia de marketing.
A TV tem um alcance enorme, capaz de trazer uma grande conscientização de marca. Enquanto isso, a publicidade digital consegue segmentar o público e engajar imediatamente. Quando esses dois meios se combinam do jeito certo, a marca alcança um público mais amplo e diverso, o que reforça a sua presença tanto no espaço físico quanto no digital.
Pensando no lado comercial, a TV serve para atrair a atenção do público em uma escala maior, o que cria aquele impacto inicial. Por sua vez, as plataformas digitais oferecem a oportunidade de engajar os consumidores de forma mais personalizada e contínua. Essa combinação melhora os resultados, pois cria uma experiência de marca coesa e onipresente, digamos assim.
Sendo assim, uma coisa não elimina a outra, elas não são adversárias, muito pelo contrário. Na verdade, a combinação entre os dois meios ajuda a solidificar a mensagem e aumentar muito o retorno sobre o investimento.
Investir em propagandas na TV propicia melhor medição e avaliação
É bem verdade que a publicidade digital oferece várias ferramentas de medição em tempo real. Porém, a TV ainda se destaca pela precisão das métricas de avaliação. Por isso, um dos principais benefícios de investir em propagandas na TV é a capacidade de medir o alcance, a frequência e a eficácia dos anúncios de forma mais clara e confiável.
Empresas especializadas em medições de audiência, como a Nielsen e a Kantar Ibope Media, sobre as quais já falamos, fornecem dados detalhados sobre quantas pessoas assistiram a determinado programa ou bloco de comerciais, segmentando por faixa etária, localização e outros fatores demográficos.
Além disso, a TV permite um acompanhamento da frequência dos anúncios, ou seja, quantas vezes um consumidor foi exposto a um comercial. Isso facilita a análise de saturação e a identificação do ponto ideal para gerar o impacto desejado. A avaliação da eficácia também se torna mais assertiva, pois as medições são baseadas em uma amostra representativa de toda a população. Isto é, esses dados refletem com precisão o comportamento do público.
Enquanto a publicidade online oferece dados granulares sobre cliques e interações, a TV permite avaliar o desempenho de campanhas em termos de amplitude e impacto emocional. E isso é de extrema importância para os resultados das campanhas publicitárias de qualquer empresa.
Potencial de criatividade na publicidade televisiva
A publicidade na TV oferece um enorme campo para a exploração criativa. O que nem sempre é possível com anúncios online. Combinando elementos visuais, auditivos e de narração, os comerciais televisivos têm o poder de criar experiências imersivas que capturam a atenção e geram identificação.
Os telespectadores estão acostumados a ver histórias na TV, certo? Em novelas, filmes, realitys e até mesmo nos jornais. Então, a TV é, de certa forma, uma plataforma fértil para a construção de histórias interessantes. Lá, a criatividade pode ser expressa de forma livre, com o uso de efeitos especiais, trilhas sonoras marcantes e enredos cativantes.
Os anúncios televisivos permitem uma abordagem mais cinematográfica, digamos assim, transformando a propaganda em uma “mini-história” que pode gerar um impacto profundo. A possibilidade de trabalhar com diferentes formatos, como comerciais curtos, séries de anúncios ou até mesmo peças mais longas, oferece flexibilidade para que a criatividade se manifeste de formas inovadoras. Ademais, as campanhas televisivas muitas vezes aproveitam o poder de grandes estrelas ou personalidades, o que pode elevar ainda mais a percepção da marca.
Exemplos de campanhas icônicas e até saudosas para muita gente, como as da Coca-Cola ou da Nike, por exemplo, demonstram como a TV pode ser uma plataforma para os publicitários captarem a atenção do público, criando vínculos emocionais fortes com ele.
Segmentação na TV: mensagens personalizadas para públicos específicos
Já falamos sobre como a TV linear atinge um público aberto e amplo, certo? Porém, embora ela seja tradicionalmente vista como um meio de comunicação de massa, também oferece oportunidades valiosas de segmentação. Com isso, as marcas podem personalizar suas mensagens para públicos específicos.
A segmentação na TV não é tão precisa quanto nas plataformas digitais, mas é possível direcionar anúncios de forma bem eficiente, considerando horários e grades de programas que atraem diferentes grupos demográficos.
Por exemplo, durante o horário nobre, programas de grande audiência tendem a atrair um público diversificado. Por outro lado, em horários mais específicos, como no período da manhã ou tarde, certos programas podem ter como audiência maior, faixas etárias ou interesses específicos. Comerciais veiculados durante eventos esportivos, novelas ou programas voltados para famílias, por exemplo, têm maior chance de atingir públicos-alvo com interesses em comum.
Além disso, canais especializados, como os de notícias, esportes, entretenimento ou infantis, já têm uma segmentação natural. Afinal, sua audiência já é filtrada pelo conteúdo que ela consome. Dessa maneira, as marcas podem ajustar suas campanhas para alcançar, claro, grandes números de espectadores. Mas também consumidores que têm mais afinidade com os produtos ou serviços que ela está anunciando.
Influência da programação na efetividade dos anúncios
A programação da TV influencia muito a efetividade dos anúncios. Isso porque o tipo de conteúdo que uma audiência específica assiste pode aumentar o impacto de uma campanha publicitária. Em outras palavras, anunciar durante programas com um público-alvo bem definido permite que as marcas se conectem de forma mais assertiva com os telespectadores. E isso, de fato, torna a mensagem mais eficaz.
Por exemplo, anunciar produtos culinários, como temperos, utensílios de cozinha ou alimentos prontos para consumo, durante programas de culinária, como MasterChef, pode dar muito certo. Nesse contexto, os telespectadores estão imersos em temas relacionados à comida, e os anúncios têm mais chances de gerar interesse genuíno e engajamento. O mesmo ocorre com produtos de beleza, que tendem a ter maior impacto quando anunciados em programas voltados para o público feminino, como talk shows ou reality shows de moda.
Por outro lado, os programas esportivos são ideais para anunciar os produtos que tem relação com as atividades físicas, como roupas de ginástica, suplementos alimentares ou equipamentos esportivos. Anunciar durante grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo ou Olimpíadas, aumenta demais a visibilidade da marca entre telespectadores que gostam de esportes. Assim, o efeito da campanha é muito mais impactante.
A publicidade digital não existiria sem a TV
Apesar da publicidade digital ser realmente a grande tendência do momento, não podemos esquecer que ela deve muito à televisão. Usando um ditado “moderninho”: a TV teve que andar para que as mídias digitais pudessem correr!
Primeiramente, a TV foi o primeiro meio de comunicação em massa capaz de unir entretenimento, informação e publicidade de forma eficiente. Desse modo, ela criou uma base para as estratégias publicitárias que conhecemos hoje. Se a publicidade digital é tão poderosa na segmentação e personalização, é porque as lições aprendidas com as campanhas televisivas ajudaram a moldar as práticas de marketing modernas.
A evolução da publicidade digital, com seu foco em dados e métricas precisas, deve muito ao pioneirismo da TV na medição de audiência e na criação de campanhas voltadas para o grande público. Além disso, a televisão abriu caminho para o uso criativo de conteúdo. Como, por exemplo, os comerciais cinematográficos e storytelling, que viraram uma referência para anúncios em plataformas como YouTube e redes sociais.
Portanto, olhando para o futuro da publicidade, também precisamos pensar na história e reconhecer que a TV foi e continua sendo uma escola para muitas das estratégias que vemos hoje no digital. E a combinação desses dois meios cria um ecossistema publicitário onde cada um complementa e melhora ainda mais o outro. Assim, as marcas que quiserem não só vender agora, mas também se manter na memória dos consumidores, precisam, sim, investir em propagandas na TV.